Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tem IMI para pagar? Tenha atenção a este prazo (que está a acabar)

Saiba como funciona o pagamento do IMI.

Tem IMI para pagar? Tenha atenção a este prazo (que está a acabar)
Notícias ao Minuto

08:30 - 23/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia IMI

Se tem de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) não se esqueça que este valor deve ser regularizado até ao último dia de maio. O IMI pode, contudo, ser pago em prestações, mas mesmo assim deve pagar a primeira este mês. 

"O IMI deve ser pago até ao último dia do mês. O pagamento pode ser feito de uma só vez ou até três prestações, no final de maio, agosto e novembro", diz o Governo, numa publicação partilhada na rede social Instagram. 

De acordo com o Executivo, "pode fazê-lo através do Portal das Finanças, através do seu banco, numa repartição das Finanças ou em qualquer balcão dos CTT". 

prazo para o pagamento do valor do IMI varia consoante o valor patrimonial dos imóveis, mas em maio arranca o início da liquidação, com a primeira prestação.

Como funciona o pagamento do IMI?

Em maio o IMI será pago de uma só vez se o valor do imposto for inferior a 100 euros.

Ultrapassado este montante, o imposto é dividido em duas ou três fases (consoante o montante global seja, respetivamente, inferior ou superior a 500 euros) a serem pagas em maio e novembro ou em maio, agosto e novembro.

O IMI incide sobre o valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis, contemplando uma taxa única de 0,8% no caso dos prédios rústicos (terrenos) e uma taxa que oscila entre os 0,3% e os 0,45% sobre os prédios urbanos (construções e terrenos para construção).

O imposto é calculado e cobrado pela AT, mas são as autarquias que decidem, todos os anos, qual a taxa que pretendem aplicar no seu concelho, dentro dos referidos intervalos.

Ainda que esteja previsto o desdobramento do pagamento do imposto em duas ou três fases consoante o seu valor, é possível aos proprietários liquidá-lo na totalidade em maio.

Leia Também: Proprietários podem hoje começar a pagar o IMI

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório