O custo dos alimentos é uma preocupação e barreira para os consumidores europeus no acesso a alimentos sustentáveis e saudáveis, de acordo com um inquérito divulgado esta segunda-feira pela ANP|WWF.
"Segundo o recente inquérito realizado em 11 países europeus, o custo dos alimentos tornou-se um fator de ansiedade para os cidadãos - ultrapassando os custos da habitação - com seis em cada 10 entrevistados a citar o 'preço' como o principal obstáculo para consumir alimentos sustentáveis", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O mesmo inquérito revela que "mais de três quartos dos entrevistados acreditam que os alimentos sustentáveis devem custar menos ou pelo menos não mais do que os alimentos que não são amigos do ambiente".
O estudo mostra também que o "sistema alimentar da UE é responsável por 31% das emissões totais de gases com efeito estufa e contribui significativamente para o aumento de doenças não transmissíveis, como cancro, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes".
Leia Também: Confuso com algumas campanhas? "IVA zero não é promoção", alerta a DECO