Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Das despesas à poupança, um raio-X à carteira dos portugueses

Saiba o que se espera relativamente à poupança e despesas dos portugueses.

Das despesas à poupança, um raio-X à carteira dos portugueses
Notícias ao Minuto

14:45 - 18/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia Estudo

Os portugueses sentem o aumento das despesas, diminuem as poupanças e limitam o consumo face ao contexto económico atual, de acordo com o Barómetro Europeu do Consumo do Observador Cetelem, divulgado esta quinta-feira. 

"Em Portugal, país que apresenta tradicionalmente uma baixa cultura de poupança e cuja taxa de poupança tem estado ao longo dos anos abaixo dos 10% – com exceção de 2021, quando se registou uma taxa de 11,9% devido ao contexto pandémico – prevê-se uma taxa de poupança de apenas 6% em 2023", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Relativamente às despesas, "em Portugal, os consumidores antecipam um aumento dos gastos anuais em 13 pontos comparativamente a 2022 (49% vs. 36%)".

Ora, "esta dualidade – previsão de menos poupança e mais despesas – não quer dizer, necessariamente, que os consumidores prevejam consumir mais", até porque "os resultados evidenciam um consumo limitado onde as despesas se estão a concentrar mais no que é necessário e indispensável para a vida quotidiana".

"Ainda assim, o desejo de consumir mantém-se praticamente inalterado, baixando apenas 1 ponto em relação ao ano passado, com 52% dos europeus a expressar a intenção de consumir (face a 53% no ano passado). Já 1 em 4 diz não ter nem o desejo nem os meios para gastar, um resultado que aumentou em 3 pontos face a 2022", pode ler-se.

Equipamento do lar e desportivo são as categorias em que as intenções de compra mais diminuem, revela o mesmo estudo. 

Leia Também: Alteração de limites de vento na Madeira não será feita antes de 2025

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório