Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Já entregou o IRS? Fisco já reembolsou 1.800 milhões aos contribuintes

Campanha de entrega do IRS arrancou no dia 1 de abril e vai prolongar-se até ao final do mês de junho.

Já entregou o IRS? Fisco já reembolsou 1.800 milhões aos contribuintes
Notícias ao Minuto

10:29 - 18/05/23 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Já foram entregues quase 3,9 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes e reembolsados perto de 1.800 milhões de euros até terça-feira, 16 de maio, revelou, hoje, o Ministério das Finanças.

"A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já reembolsou perto de 1.800 milhões de euros até terça-feira, dia 16 de maio, no âmbito da campanha de IRS de 2022. Até ao início desta semana já foram entregues quase 3,9 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes", revela um comunicado do gabinete do ministro das Finanças, a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Das declarações já entregues, cerca de 38% foram submetidas através do IRS automático e 62% submetidas de forma manual.

A tutela explica que das declarações entregues, "cerca de 2,9 milhões já foram liquidadas, das quais mais de 1,8 milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes, num montante total de perto de 1.800 milhões de euros devolvidos às famílias".

"Até 16 de maio tinham sido processados cerca de 16.000 reembolsos a mais do que em igual período do ano anterior. Paralelamente, foram emitidas cerca de 315 mil notas de cobrança, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança)", acrescenta ainda.

Sublinhe-se que a campanha de IRS decorre em simultâneo com o processamento de outros apoios, como por exemplo o Complemento Garantia Infância, bem como a extração e fornecimento de dados para apoios pagos por outras entidades públicas, lembra o Governo.

Desde 2018 que a entrega da declaração do IRS é exclusivamente feita por via eletrónica. O prazo de entrega da declaração anual do IRS arrancou no dia 1 de abril.

Os contribuintes podem entregar a sua declaração de rendimentos até ao dia 30 de junho e caso pretendam, podem, em qualquer momento, recorrer aos vários canais de atendimento da AT, nomeadamente o e-balcão ou o Centro de Atendimento Telefónico da AT (217 206 707).

É também possível recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, devendo o agendamento prévio ser feito através do Portal das Finanças ou pelos canais telefónicos. 

Leia Também: Retroativos de aumentos fazem retenção na fonte separada do salário

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório