Meteorologia

  • 27 SETEMBRO 2023
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Metro ligeiro de Macau atinge recorde de passageiros em abril

O metro ligeiro de Macau registou, em média, cerca de 6.500 passageiros por dia em abril, o número mais elevado desde que o meio de transporte começou a cobrar tarifas, em fevereiro de 2020.

Metro ligeiro de Macau atinge recorde de passageiros em abril
Notícias ao Minuto

08:38 - 03/05/23 por Lusa

Economia Macau

De acordo com dados oficiais, divulgados na terça-feira pela operadora, a Sociedade do Metro Ligeiro de Macau, a média de passageiros aumentou mais de um terço, em comparação com março, e quase quadruplicou em relação ao mesmo mês de 2022.

O metro ligeiro foi inaugurado a 10 de dezembro de 2019 e esse mês continua a deter o recorde, com uma média diária de 33 mil passageiros, seguido de janeiro de 2020, com uma média de 16 mil, sendo que em ambos os meses as viagens eram gratuitas.

Em fevereiro de 2020, com o início da cobrança de tarifas e a deteção dos primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus em Macau, a média diária de passageiros caiu para 1.100.

O metro ligeiro voltaria a registar este valor mínimo em julho de 2022, mês em que a cidade esteve em confinamento durante duas semanas devido a um surto de covid-19.

Este meio de transporte opera atualmente apenas uma linha, na ilha da Taipa, com uma extensão de 9,3 quilómetros e 11 estações, com uma frequência de dez a 15 minutos, durante quase 17 horas diárias.

Durante os feriados do 1.º de Maio, um dos picos turísticos da China continental, o operador do metro ligeiro aumentou a frequência de circulação das carruagens para intervalos de entre nove e 12 minutos.

Com a extensão do metro ligeiro, as autoridades preveem que o volume de passageiros atinja 137 mil pessoas por dia, em 2030.

A ligação do metro até à Barra, no sul da península de Macau, através do piso inferior da ponte Sai Van, já começou a ser testada, anunciou no início de março a Direção dos Serviços de Obras Públicas.

Em março de 2021, arrancou a construção da linha de metro ligeiro entre o território e Hengqin (ilha da Montanha), na China continental, que vai custar 3,5 mil milhões de patacas (395 milhões de euros), e deverá estar concluída até 2025.

O Governo lançou no final de outubro os concursos para a conceção e construção da Linha Leste do metro ligeiro, que fará a ligação ao norte da península de Macau, onde se situa a principal fronteira com a China continental.

As Linhas da Ação Governativa para 2023 preveem que a construção da Linha Leste do metro ligeiro arranque na primeira metade do ano e esteja concluída até ao final de 2028.

O metro ligeiro, uma das principais obras públicas de Macau desde a transferência da administração de Portugal para a China, em 20 de dezembro de 1999, sofreu significativas derrapagens financeiras, bem como nos prazos de execução.

A primeira linha, prometida durante mais de uma década, custou 10,2 mil milhões de patacas (1,15 mil milhões de euros).

Leia Também: Número de trabalhadores não residentes em Macau recupera em março

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório