Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

IVA zero entra hoje em vigor. Tudo o que precisa de saber em cinco pontos

O que está em causa? Quais os produtos que estão na lista? Até quando vai durar e quanto vai poupar com a medida? Esclareça aqui as suas dúvidas.

IVA zero entra hoje em vigor. Tudo o que precisa de saber em cinco pontos
Notícias ao Minuto

07:06 - 18/04/23 por Beatriz Vasconcelos

Economia compras

O diploma que isenta de IVA 46 produtos alimentares foi publicado, na semana passada, em Diário da República, e entra em vigor esta terça-feira, dia 18 de abril. Vai estar em vigor durante meio ano. 

1. O que está em causa?

Em causa está uma lei que "prevê a aplicação transitória de uma isenção de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) com direito à dedução (taxa zero) aos produtos alimentares do cabaz alimentar essencial saudável, como medida excecional e temporária de resposta ao aumento extraordinário dos preços dos bens alimentares", refere o texto do diploma.

2. Quais os produtos que estão na lista? 

A lista de produtos alimentares que passarão a estar isentos de IVA - na sequência de um pacto tripartido assinado entre o Governo e os setores da produção e da distribuição alimentar - inclui legumes, carne e peixe nos estados fresco, refrigerado e congelado, assim como arroz e massas, queijos e iogurtes e frutas como maçãs, peras, laranjas, bananas e melão, entre outros.

Leia Também: Já está em Diário da República. Esta é a lista de alimentos com IVA zero

3. Distribuição já está a ajustar preços

IVA zero entra em vigor esta terça-feira e há supermercados que já a estão a aplicar a medida - e a explicá-la. Saiba aqui como estão a reagir as empresas de distribuição a esta lei.

4. Até quando vai durar a medida? 

O diploma - que foi promulgado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na semana passa, depois de ter sido aprovado no Parlamento no dia 6 - vigorará até 31 de outubro deste ano.

5. Quanto poupará com o IVA zero?

Cálculos da DECO Proteste revelam que os portugueses podem poupar cerca de oito euros ao comprar um cabaz com mais de 40 produtos:

"No cabaz de 63 alimentos essenciais que a DECO Proteste monitoriza há mais de um ano, estão incluídos 41 alimentos aos quais será agora aplicada a isenção de IVA. A DECO Proteste simulou a eliminação de IVA nos preços registados nestes produtos a 5 de abril e concluiu que a poupança ronda os 7,79 euros. Com IVA, o conjunto destes 41 produtos custa 137,55 euros. Sem IVA, a fatura final do consumidor será de 129,76 euros", explica.

[Notícia atualizada às 12h16]

Leia Também: IVA zero. Distribuição tem 15 dias (a partir de hoje) para ajustar preços

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório