Ao pagar, quem tem prioridade? Lojas podem negar atendimento prioritário?

Da caixa do supermercado aos balcões da Segurança Social, saiba o que diz a lei.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
17/04/2023 07:52 ‧ 17/04/2023 por Notícias ao Minuto

Economia

compras

É obrigatório os estabelecimentos comerciais disponibilizarem atendimento prioritário nos setores público e privado, esclarece a DECO Proteste. Esta "obrigação aplica-se à caixa do supermercado, mas também a outros locais como aos balcões da Segurança Social".

De acordo com a organização de defesa do consumidor, que cita a lei atualmente em vigor, têm direito ao atendimento prioritário os seguintes casos: 

  • Idosos com idade igual ou superior a 65 anos e que apresentem alterações ou limitações físicas ou mentais;
  • Grávidas;
  • Pessoas com deficiência ou incapacidade que sejam portadores de comprovativo de incapacidade igual ou superior a 60% (independentemente do tipo e origem da incapacidade, desde que seja reconhecida por atestado multiuso);
  • Qualquer acompanhante de criança de colo até aos dois anos de idade, seja mulher ou homem.

E perante vários casos prioritários? O que acontece? 

"Se houver várias pessoas naquelas circunstâncias na mesma fila de espera, o atendimento é feito por ordem de chegada. Quando a limitação não seja totalmente evidente, por exemplo, quanto à idade das crianças de colo e nos casos em que a incapacidade de um idoso não é facilmente percetível, devem ser os próprios interessados a solicitar o seu direito à prioridade e, se necessário, a comprovar o motivo do pedido", explica a DECO Proteste.

Além disso, outro aspeto a ter em conta é o facto de a "prioridade não dever comprometer o atendimento que já esteja a decorrer".

Contudo, "estas regras não se aplicam aos serviços sujeitos a atendimento presencial com marcação prévia, a hospitais e centros e unidades de saúde, onde a ordem do atendimento deva ser fixada em função da avaliação clínica (como a triagem dos hospitais), a conservatórias e outras entidades de registo (quando a prioridade possa atribuir uma vantagem que resulte da prioridade de registo)".

Leia Também: O Programa de Estabilidade e outras 3 coisas a saber para começar o dia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas