Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 19º

Carlos Pereira estará de saída da comissão de inquérito à TAP

Aquele que era, até agora, o coordenador do PS neste inquérito já não participou, inclusive, na audição desta quinta-feira, protagonizada pelo presidente da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), Luís Laginha de Sousa.

Carlos Pereira estará de saída da comissão de inquérito à TAP
Notícias ao Minuto

22:15 - 13/04/23 por Notícias ao Minuto

Política TAP

O deputado do Partido Socialista (PS) Carlos Pereira estará de saída da comissão de inquérito à TAP, segundo a informação avançada pela SIC e pela CNN Portugal. 

De acordo com a segunda das estações televisivas citadas, Carlos Pereira estará, assim, a antecipar as conclusões do parecer que vai ser analisado na comissão de transparência, após terem surgido fortes críticas na sequência da sua participação numa reunião secreta com a ex-CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, e também com elementos do Governo, que ocorreu na véspera da primeira audição parlamentar da ex-presidente executiva da companhia aérea. Decisão essa que, avança a CNN Portugal, será anunciada em breve.

De notar que aquele que, até agora, era o coordenador do PS neste inquérito já não participou, inclusive, na audição desta quinta-feira, protagonizada pelo presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Luís Laginha de Sousa. As questões endereçadas por parte dos socialistas foram hoje, portanto, colocadas pela deputada Fátima Fonseca. 

A notícia surge depois de, também hoje, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, ter desvalorizado a (mediática) reunião em que Carlos Pereira participou, dizendo que os parlamentares reúnem-se “com quem entendem, quando entendem”, no âmbito de reuniões preparatórias.

O caso tem, porém, sido alvo de várias críticas, vindas de nomes como Augusto Santos Silva, o Presidente da Assembleia da República, e de outras figuras tanto de partidos da oposição, como até de deputados socialistas.

A polémica 'estalou' em pleno contexto de comissão de inquérito à TAP, focada na gestão desenvolvida pela liderança que vigorou, até agora, na companhia aérea - e com particular foco na indemnização de 500 mil euros oferecida a Alexandra Reis quando abandonou o cargo de administradora da TAP.

[Notícia atualizada às 22h34]

Leia Também: CMVM diz que TAP não é obrigada a informar mercado sobre privatização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório