Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

"Eficiência da iniciativa privada é superior à pública"

O presidente da Associação Nacional de Transportadoras Rodoviárias de Pesados de Passageiros (ANTROP) dá hoje uma entrevista ao Jornal de Negócios em que justifica a necessidade de os “transportes públicos, sejam eles urbanos, suburbanos ou interurbanos, deverem ser operados por empresas privadas”.

"Eficiência da iniciativa privada é superior à pública"
Notícias ao Minuto

09:07 - 04/06/14 por Notícias Ao Minuto

Economia ANTROP

“Para a Associação Nacional de Transportadoras Rodoviárias de Pesados de Passageiros ANTROP, os transportes públicos, sejam eles urbanos, suburbanos ou interurbanos, devem ser operados por empresas privadas”, disse Luís Cabaço Martins, em entrevista ao Jornal de Negócios.

O presidente daquele organismo considera que “a iniciativa privada tem, em regra, graus de eficiência superiores aos da gestão pública”, uma vez que esta última é geralmente “contaminada pelos interesses do Governo e dos partidos” e os “mandatos dos gestores públicos e dos responsáveis políticos que os nomeiam são temporários”

“Já temos uma situação muito prolongada de indefinição do que deve ser o serviço público e das fontes de financiamento. Há uma dívida acumulada de 20 mil milhões de euros nos transportes públicos. Cada dia que passa agrava-se este problema”, lamentou.

Na opinião do responsável, “não vale a pena ter um transporte público que ninguém usa porque não pode. (…) E o Estado pagará seguramente menos se o operador for privado do que se for público”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório