Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mais de um milhão e meio de portugueses 'aproveita' IRS automático

De um total de 5.724.596 declarações entregues no ano passado, 31,6% foram submetidas através deste mecanismo, representando o dobro do que aconteceu no ano em que entrou em vigor - 2016.

Mais de um milhão e meio de portugueses 'aproveita' IRS automático
Notícias ao Minuto

13:34 - 01/04/23 por Notícias ao Minuto

Economia Ministério das Finanças

O IRS automático foi utilizado na última campanha fiscal por mais de 1,8 milhões de pessoas, divulgou, este sábado, o Ministério das Finanças.

Na nota a que o Notícias ao Minuto teve aceso, o ministério dá ainda conta que, de um total de 5.724.596 declarações entregues no ano passado, 31,6% foram submetidas através deste mecanismo, representando o dobro do que aconteceu no ano em que entrou em vigor - 2016.

O IRS Automático, que tem o objetivo de auxiliar no cumprimento da obrigação declarativa por parte dos contribuintes abrangidos, já disponibiliza uma declaração previamente preenchida pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

O Ministério das Finanças lembra que "os contribuintes abrangidos pelo IRS Automático e que durante o respetivo prazo de entrega não confirmem a declaração automática de IRS nem entreguem a declaração manual verão, no final desse prazo, a declaração automática provisória tornar-se definitiva e ser considerada como a declaração entregue para todos os efeitos legais".

Isto significa que estes contribuintes não estão obrigados a efetuar quaisquer procedimentos, seja de confirmação da declaração automática, seja de entrega da declaração nos termos gerais.

Leia Também: Entrega do IRS arranca hoje. Tudo o que deve saber em cinco pontos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório