Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Vinho português eleito o melhor nos EUA

O vinho Vega Douro tinto de 2009, produzido pela DFJ Vinhos, empresa com sede no Cartaxo, foi considerado pela revista norte-americana Wine Enthusiast o melhor do ano 2012 na relação preço/qualidade.

Vinho português eleito o melhor nos EUA
Notícias ao Minuto

15:24 - 22/11/12 por Lusa

Economia Distinção

Em comunicado, a DFJ realça o facto de ser a primeira vez que um vinho português surge no topo da lista dos 100 melhores vinhos à venda nos Estados Unidos.

Em 2012 os especialistas da Wine Enthusiast, que baseiam a classificação na relação preço/qualidade, provaram 17.000 vinhos, dando a designação ‘Best Buy’ (melhor compra) a 1.134 (6,7%).

"Dessa lista seleccionaram os 100 melhores, e o melhor de todos foi o Vega Douro tinto 2009, da DFJ Vinhos", refere a nota.

Sublinhando que desde há cinco anos a empresa tem tido sempre vinhos seus na lista dos 100 melhores, a DFJ refere que este ano ganhou 29 ‘Best Buys’ nesta revista, depois de em 2011 o Grand'Arte Alvarinho 2010 ter ficado em nono lugar, tendo sido o primeiro vinho branco português no "Top 10".

A Wine Enthusiast tem em conta, na sua classificação, não só a relação entre pontuação e preço, mas também a disponibilidade nos Estados Unidos e o reconhecimento no mercado, considerando ainda o equilíbrio global da lista, que procura incluir uma "gama ampla de estilos e origens", com variedades para "todos os gostos e preferências".

O enólogo e administrador da DFJ Vinhos, José Neiva Correia, declarou-se "orgulhoso por mais uma vez ver reconhecido" o seu trabalho, agora com "um dos troféus mais importantes no mundo do vinho".

Criada em 1998, a DFJ Vinhos é uma companhia exclusivamente portuguesa, que controla 400 hectares de vinhas em quintas maioritariamente nas regiões vitivinícolas de Lisboa, Tejo, Douro, Terras do Sado e Alentejo, orientando a sua produção para a exportação.

Produzindo anualmente uma média de seis milhões de garrafas, a empresa exporta 95% da sua produção e tem vindo a conquistar vários prémios nacionais e internacionais, como o troféu Red Wine of The Year, por duas vezes, em Londres, e, já em 2012, o prémio de melhor companhia portuguesa de vinhos do ano nos Estados Unidos, no New York International Wine Competition.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório