Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Tem direito a reembolso ou vai pagar? Já pode simular a entrega do IRS

Campanha de entrega da declaração do IRS só arranca no sábado, dia 1 de abril, mas há contribuintes que já conseguem fazê-lo.

Tem direito a reembolso ou vai pagar? Já pode simular a entrega do IRS
Notícias ao Minuto

06:07 - 31/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

O prazo para entregar a declaração do IRS arranca, oficialmente, no sábado, dia 1 de abril, mas já é possível simular este procedimento através do Portal das Finanças. Ainda assim, os especialistas recomendam que os contribuintes não submetam o IRS nos primeiros dias, porque podem ainda existir erros ou inconformidades no sistema do Fisco. 

Contudo, os contribuintes podem aproveitar esta oportunidade para aceder ao Portal das Finanças e simular a entrega para perceber se têm direito a reembolso ou se, pelo contrário, terão de pagar

Podem fazê-lo através deste link, selecionando o ano 2022 - uma vez que a declaração do IRS entregue este ano é referente aos rendimentos obtidos no ano passado. 

Já os contribuintes abrangidos pelo IRS automático podem verificar e confirmar a declaração pré-preenchida pelo Fisco aqui. "A declaração automática de IRS, preenchida com base nos dados conhecidos pela AT, permite a entrega da declaração de IRS de uma forma simples, cómoda e célere", pode ler-se no Portal das Finanças. 

Notícias ao Minuto Contribuintes já podem simular entrega do IRS, mas prazo oficial só arranca no sábado© Reprodução do Portal das Finanças

Não é novidade que a simulação e entrega do IRS seja possível antes do prazo, uma vez que isto já aconteceu em anos anteriores

Esta sexta-feira, recorde-se, termina o prazo para os contribuintes reclamarem dos valores calculados pela AT relativos às despesas gerais familiares. 

A entrega da declaração do IRS poderá ser feita entre os dias 1 de abril e 30 de junho

Leia Também: IRS. Estes são (todos) os prazos que deve ter em atenção este ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório