Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Confiança dos consumidores e clima económico aumentam ligeiramente

INE já divulgou os Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores relativos a março.

Confiança dos consumidores e clima económico aumentam ligeiramente
Notícias ao Minuto

09:41 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia INE

Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram ligeiramente em março, de acordo com dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

"O indicador de confiança dos consumidores aumentou entre dezembro e março, de forma ligeira no último mês, interrompendo o perfil negativo dos três meses anteriores, que culminou, em novembro, no valor mais baixo desde abril de 2020 no início da pandemia", pode ler-se no relatório do INE.

Adianta ainda que o "saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços aumentou em março, depois de ter recuado nos quatro meses anteriores face ao valor máximo da série registado em outubro". 

Por sua vez, o indicador de clima económico aumentou entre janeiro e março, de forma ligeira no último mês, invertendo o movimento descendente iniciado há um ano atrás.

"Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora e da Construção e Obras Públicas aumentaram relativamente a fevereiro, tendo diminuído no Comércio e, de forma expressiva nos Serviços", pode ler-se. 

Segundo o INE, o "saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu de forma expressiva entre novembro e março na Indústria Transformadora, atingindo o valor mais baixo desde outubro de 2020". 

"Este saldo também diminuiu de forma significativa em março no Comércio, atingindo o nível mais baixo desde outubro de 2021, enquanto na Construção e Obras Públicas e nos Serviços verificaram-se reduções moderadas", pode ainda ler-se. 

Leia Também: Von der Leyen insta UE a confrontar "domínio" chinês em tecnologia limpa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório