Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mais estações e rede maior. Eis como ficará o Metro de Lisboa (com mapa)

Veja como poderá ficar o Metro de Lisboa após o plano de expansão.

Mais estações e rede maior. Eis como ficará o Metro de Lisboa (com mapa)
Notícias ao Minuto

09:06 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Metro de Lisboa

O Metropolitano de Lisboa está a crescer e espera-se mesmo o nascimento de novas linhas nos próximos anos. As obras estão em curso e as previsões apontam para que as obras da Linha Circular fiquem concluídas no próximo ano. Mas há mais novidades e há outros prolongamentos previstos. 

As obras em três linhas do Metropolitano de Lisboa vão custar mais 222,8 milhões de euros do que a estimativa inicial, aumento justificado com a subida de preços, segundo duas resoluções publicadas em Diário da República.

Em causa está a expansão da linha Vermelha, orçada em novembro de 2020 em 304 milhões de euros, valor revisto agora para 405,4 milhões de euros, e o prolongamento das linhas Amarela e Verde, tendo em vista a construção de uma linha circular, com um investimento previsto, em 2018, de 210 milhões de euros, mas que entretanto subiu para 331,4 milhões de euros.

Como vai ficar o Metro de Lisboa? 

Notícias ao Minuto Plano de expansão do Metro de Lisboa© Metro de Lisboa

Sobre esta imagem, fonte do Metro de Lisboa explicou ao Notícias ao Minuto que o "prolongamento a Benfica encontra-se previsto no Plano de Expansão da Rede do Metropolitano de Lisboa, embora para uma fase posterior".

Além disso, o "traçado, a localização das estações e a viabilidade sobre esta expansão encontram-se, ainda, em fase de análise no âmbito dos estudos para o prolongamento da linha Amarela".

Em fevereiro, recorde-se, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, admitiu atrasos na construção da linha violeta do Metro de Lisboa, esperando lançar o concurso para a contratação de empreitada e material circulante no primeiro semestre.

A linha violeta, que liga Loures a Odivelas, foi um dos investimentos classificados como em estado crítico pela Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (CNA-PRR).

"Acreditamos que, se a declaração de impacte ambiental for aprovada, no primeiro semestre podemos lançar o concurso para a empreitada e material circulante e no segundo semestre estamos em condições de concluir", afirmou Duarte Cordeiro, que falava aos jornalistas, em Lisboa.

Leia Também: Túnel do Metro de Lisboa unido entre futuras estações da Estrela e Santos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório