Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Língua foi "uma das razões" por que ex-CEO da TAP não foi ouvida pela IGF

António Ferreira dos Santos admitiu que a barreira linguística levou a Inspeção-Geral de Finanças (IGF) a procurar esclarecimentos por escrito da ex-CEO da TAP, que contestou não ter sido ouvida relativamente ao caso da indemnização paga a Alexandra Reis.

Língua foi "uma das razões" por que ex-CEO da TAP não foi ouvida pela IGF
Notícias ao Minuto

18:25 - 29/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

O Inspetor-Geral de Finanças admitiu, esta quarta-feira, na primeira audição da comissão parlamentar de inquérito à gestão pública da TAP, na Assembleia da República, que a barreira linguística para com Christine Ourmières-Widener, ex-CEO da companhia aérea, foi "uma das razões fundamentais" para não ter existido uma audição presencial no âmbito da investigação à indemnização paga a Alexandre Reis, ex-secretária de Estado do Tesouro.

"Quando optámos por ouvir Alexandra Reis, o Presidente do Conselho de Administração da TAP, também o CFO e o ex-Secretário de Estado das Infraestruturas, essas eram as pessoas de quem havia indícios suficientes que tinham envolvimento direto no processo. As restantes, não tínhamos essa informação e julgámos que seria adequado proceder a esclarecimentos por escrito", começou por explicar António Ferreira dos Santos, respondendo a uma pergunta do deputado socialista Carlos Pereira.

"A questão para nós também foi o facto de estarmos a falar em línguas diferentes. Percebemos da audição que a senhora teve nesta Assembleia [da República] que talvez isso tenha sido utilizado para não serem respondidas algumas perguntas, portanto, essa também foi uma opção que esteve presente", admitiu o Inspetor-Geral de Finanças, que ressalvou: "Vamos ouvir, por escrito, fazendo as perguntas que alguém traduzirá como entender, em português, sem existir qualquer tipo de dúvida."

Questionado sobre se foi equacionado o uso de um tradutor, Ferreira dos Santos admitiu que sim, retorquindo: "Diria que acabamos por dar mais oportunidade à ex-CEO da TAP de expor as suas ideias a partir do momento em que lhe fizemos perguntas concretas, em português, dando-lhe a oportunidade de, utilizando a tradução que achasse adequada, fazer a sua resposta, assumir essa tradução e responder-nos igualmente em português."

Também "não houve qualquer contacto por parte" da ex-CEO da TAP, alegou ainda, acrescentando, no entanto, que "naturalmente haveria oportunidade" para que a mesma acrescentasse informação ao processo.

Ministro "não sabia em pormenor" da indemnização

Na mesma audição, o Inspetor-Geral foi ainda questionado sobre se o antigo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, estaria, ou não, familiarizado com a indemnização de quase 500 mil euros que a TAP pagou a Alexandra Reis quando esta deixou o lugar na administração da companhia aérea.

"Não sabia em pormenor", referiu apenas Ferreira dos Santos.

Finanças não tinham "a necessidade de saber"

Falando sobre a eventual intervenção política no caso, o Inspetor-geral rematou esclarecendo que o Ministério das Finanças não tinha, "no quadro legal" a "necessidade" de saber.

[Notícia atualizada às 18h33]

Leia Também: Administrador financeiro desconhecia acordo com Alexandra Reis, diz IGF

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório