Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

IVA zero? CNA não assinou acordo porque "não passa cheques em branco"

Confederação Nacional da Agricultura justifica que "várias razões" a levaram a não subscrever o acordo e destaca a "ausência de um compromisso sério por parte do Governo em afrontar o poder da grande distribuição".

IVA zero? CNA não assinou acordo porque "não passa cheques em branco"
Notícias ao Minuto

14:24 - 28/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia CNA

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) não subscreveu o acordo para a estabilização dos preços, que foi assinado entre o Governo, produtores e distribuição e prevê o IVA zero num conjunto de 44 alimentos, uma vez que "não passa cheques em branco". 

"Na origem da decisão da CNA estão razões que vão desde a ausência de um compromisso sério por parte do Governo em afrontar o poder da grande distribuição e dar resposta aos problemas que afetam a agricultura, até à quebra unilateral das negociações pelo Governo, que, a meio do processo, arredou da mesa das negociações a CNA e os parceiros sociais da PARCA – Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar, para fechar um acordo 'em direto' com apenas dois representantes dos sectores envolvidos", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

A CNA adianta que, na semana passada, sentou-se à mesa de negociações com o Ministério da Agricultura" e diz ter sido clara nas ""reclamações e propostas, nomeadamente no que diz respeito ao funcionamento do mercado, manifestando total disponibilidade para discutir medidas". 

"Lamentamos, por isso, que essa disponibilidade não se tenha verificado por parte do Governo", pode ler-se. 

O primeiro-ministro afirmou hoje que confia que as entidades subscritoras do acordo de IVA zero em relação a 44 bens alimentares essenciais vão cumprir as suas obrigações e frisou que o Estado fará a sua parte.

Leia Também: António Costa: "Confio naqueles com quem assinei o acordo" para IVA zero


  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório