Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

Aumento mensal do teto do gás no mecanismo ibérico desce para 1,10 euros

O aumento mensal do teto do preço do gás, no mecanismo ibérico, passou de cinco euros mensais para 1,10, começando nos 55 euros por megawatt-hora (MWh) em março, até aos 65 euros por MWh em dezembro, explicou hoje o Governo.

Aumento mensal do teto do gás no mecanismo ibérico desce para 1,10 euros
Notícias ao Minuto

12:44 - 28/03/23 por Lusa

Economia Crise/Energia

"A proposta de extensão [do mecanismo ibérico] mantém o propósito inicial da medida (limitação do preço do gás natural utilizado na produção de eletricidade) mas compreende uma nova progressão do preço do gás utilizado para a produção de eletricidade -- partindo dos 55 euros/MWh que se praticam no mês de março até ao valor limite de 65 euros/MWh, em dezembro, assistindo-se, assim, a um incremento mensal de 1,10 euros/MWh", explicou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em comunicado.

A medida inicialmente aprovada previa um limite no preço do gás para produção de eletricidade de 40 euros por MWh entre o início da aplicação do mecanismo ibérico, em junho, e 31 de dezembro do ano passado.

Estavam depois previstos acréscimos mensais de cinco euros por MWh, até 31 de maio, que era o fim previsto para aplicação da medida.

Com a aprovação pela Comissão Europeia da extensão do mecanismo até 31 de dezembro deste ano, "os acréscimos mensais serão menores do que o previsto", alcançando os 65 euros por MWh previstos para maio apenas no final do ano, explicou o Governo.

No início de março, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, lembrou que, de acordo com uma estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) para fevereiro, "a inflação nos produtos energéticos foi de 1,96%, sendo a evolução destes preços um dos catalisadores da redução da inflação que se verifica pelo quarto mês consecutivo, ou seja, os preços da energia estão a puxar a inflação para baixo".

O mecanismo ibérico foi solicitado a Bruxelas por Portugal e Espanha em março passado, devido à crise energética e à guerra da Ucrânia, que pressionou ainda mais o mercado energético.

Leia Também: Preço médio da ERSE desce 0,9% para a gasolina e 0,1% para o gasóleo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório