Meteorologia

  • 28 MAIO 2023
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

'Stock' de crédito à habitação desacelera pelo 7.º mês consecutivo

A concessão de crédito à habitação desacelerou em fevereiro pelo sétimo mês consecutivo, situando-se o 'stock' total destes empréstimos em 99.800 milhões de euros, menos 200 milhões que em janeiro, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

'Stock' de crédito à habitação desacelera pelo 7.º mês consecutivo
Notícias ao Minuto

12:46 - 27/03/23 por Lusa

Economia Habitação

De acordo com o BdP, "a concessão destes empréstimos desacelerou pelo sétimo mês consecutivo: a taxa de variação anual passou de 4,8% em julho de 2022 para 2,5% em fevereiro de 2023".

Já o 'stock' de empréstimos ao consumo somava 20.600 milhões de euros no final de fevereiro, o que reflete um crescimento de 4,6% relativamente a fevereiro de 2022.

Quanto ao montante total de crédito a empresas, no final de fevereiro era de 74.500 milhões de euros, menos cerca de 300 milhões do que no final de janeiro.

Segundo o banco central, esta evolução corresponde a uma a taxa de variação anual de -0,4%, pelo que fevereiro foi "o segundo mês consecutivo em que esta taxa apresenta valores negativos (-0,1% em janeiro)".

De notar que a redução dos empréstimos foi "mais expressiva" para as grandes empresas e para os setores da eletricidade do gás e água, alojamento e restauração, transportes e armazenagem e indústrias transformadoras.

No que se refere aos depósitos, no final de fevereiro, os particulares tinham um total de 177.800 milhões de euros depositados nos bancos residentes, menos 2.100 milhões de euros do que no mês anterior.

Pelo quarto mês consecutivo, o crescimento destes depósitos abrandou, passando de 3,7% em janeiro para 2,1% em fevereiro, mês em que as subscrições líquidas de certificados de aforro aumentaram 2.600 milhões de euros.

Já o 'stock' de depósitos das empresas recuou em 1.800 milhões de euros em fevereiro face a janeiro, para 64.100 milhões de euros, tendo crescido 5,1% relativamente a fevereiro de 2022, um abrandamento em relação aos 9,1% observados em janeiro.

As estatísticas de empréstimos e depósitos bancários serão atualizadas pelo BdP em 02 de maio.

Leia Também: Habitação. Avaliação bancária recua para 1.478 euros por m2 em fevereiro

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório