Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Alimentos? Governo a trabalhar para que clientes paguem "valores justos"

Ministra da Agricultura diz que as medidas de apoio aos produtores vão ser apresentadas "em breve".

Alimentos? Governo a trabalhar para que clientes paguem "valores justos"
Notícias ao Minuto

10:57 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Ministra

O Governo está a trabalhar num acordo a partir do qual será atribuído um apoio à produção primária, de modo a que os preços baixem e os consumidores paguem "valores justos" pelos alimentos, explicou a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, esta segunda-feira. 

"Estamos a finalizar um acordo que vai atribuir à produção primária um valor adicional para que se possam propor aos nossos consumidores valores justos para poderem alimentar as suas famílias. É este trabalho que nos encontramos atualmente a fazer, é neste compromisso entre setores e, da parte do Ministério da Agricultura, é na construção de medidas excecionais que ajudem a encontrar esse equilíbrio", disse a ministra da Agricultura, em declarações aos jornalistas e transmitidas pela RTP3.

Questionada sobre quais são estas medidas, a ministra não se alongou: "Vamos apresentá-las em breve"

O Governo vai reduzir o IVA dos bens alimentares essenciais, anunciou o ministro das Finanças, Fernando Medina, colocando a taxa em zero no cabaz de bens essenciais.

Fernando Medina adiantou que, para concretizar esta medida do IVA, o Governo está a tentar celebrar acordo com os setores da produção alimentar e da distribuição alimentar, visando criar estabilidade e confiança, "acabando com o sobressalto de não saber se um dia se chega a uma prateleira com um preço mais alto do que encontrou na véspera".

A medida foi anunciada hoje numa conferência de imprensa conjunta dos ministros da Presidência, Mariana Vieira da Silva, Finanças, Fernando Medina, e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, em Lisboa, para apresentar o novo pacote de ajudas para mitigar o aumento do custo de vida.

A aplicação de uma taxa zero de IVA num cabaz de produtos essenciais será aplicada entre abril e outubro e terá um custo que o Governo avalia em 410 milhões de euros.

A sua concretização está, no entanto, como precisou o ministro das Finanças, dependente da existência de um acordo tripartido entre o Governo e os setores da produção e distribuição alimentar.  

Leia Também: Quanto vai poupar com o IVA zero no cesto de compras? Veja aqui as contas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório