Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Quanto vai poupar com o IVA zero no cesto de compras? Veja aqui as contas

O Notícias ao Minuto simulou a compra de um cabaz de alimentos essenciais e diz-lhe até quanto pode poupar. Veja a lista dos produtos que vão ter IVA zero.

Quanto vai poupar com o IVA zero no cesto de compras? Veja aqui as contas
Notícias ao Minuto

07:57 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Supermercados

A lista oficial de produtos que vão constar no cabaz essencial com IVA zero ainda não foi divulgada, mas já se vão conhecendo alguns dos alimentos que vão estar incluídos. A compra deste cesto de alimentos com a redução do IVA de 6% para 0% pode significar uma poupança de pouco mais de três euros

Para já, sabe-se que a lista de alimentos que beneficiarão de IVA zero é constituída por batata, massa, arroz, cenoura, cebola, brócolos, curgete, alho francês, leite meio gordo, queijo, iogurte, pão, ovos, azeite, fruta (maçã, banana, laranja), feijão, tomate, frango, peixe (pescada e salmão) e carne de porco.

Vamos às contas. O Notícias ao Minuto simulou a compra destes produtos num site de uma das marcas de supermercados mais conhecidas e com mais presença de mercado.

Comprar estes produtos pode custar cerca de 59,58 euros. Ora, descontando o valor do IVA - de 6% -, o valor desce para 56 euros, o que significa uma redução de 3,57 euros

Recorde-se que Governo vai reduzir o IVA dos bens alimentares essenciais, anunciou na semana passada o ministro das Finanças, Fernando Medina, colocando a taxa em zero no cabaz de bens essenciais.  

Fernando Medina adiantou que, para concretizar esta medida do IVA, o Governo está a tentar celebrar acordo com os setores da produção alimentar e da distribuição alimentar, visando criar estabilidade e confiança, "acabando com o sobressalto de não saber se um dia se chega a uma prateleira com um preço mais alto do que encontrou na véspera".

De acordo com a RTP, este cabaz de alimentos deverá incluir entre 30 a 40 produtos

Já segundo a SIC Notícias, que teve acesso ao documento enviado pelo Ministério da Saúde para o Ministério das Finanças onde são definidos os critérios para a escolha dos produtos, são excluídas, por exemplo, as conservas feitas à base de peixe e moluscos salgados e fumados. Além disso, enchidos e algumas comidas enlatadas também deverão ficar de fora da lista de produtos isentos de IVA.

A aplicação de uma taxa zero de IVA num cabaz de produtos essenciais vigorará entre abril e outubro deste ano e terá um custo total que o Governo avalia em 410 milhões de euros.

Leia Também: Cabaz 'zero IVA' conhecido esta semana. Terá entre 30 a 40 produtos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório