Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cabaz 'zero IVA' conhecido esta semana. Terá entre 30 a 40 produtos

O Governo está a tentar celebrar acordo com os setores da produção alimentar e da distribuição alimentar para que um cabaz de alimentos essenciais tenha uma taxa de IVA de 0%.

Cabaz 'zero IVA' conhecido esta semana. Terá entre 30 a 40 produtos
Notícias ao Minuto

18:18 - 26/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia cabaz alimentar

O cabaz essencial isento de IVA deverá ser conhecido já nesta semana e, de acordo com a RTP, a lista de alimentos deverá incluir entre 30 a 40 produtos.

De recordar que, na sexta-feira, o Governo anunciou a redução do IVA dos bens alimentares essenciais, colocando a taxa em zero neste cabaz a anunciar.

O ministro das Finanças, Fernando Medina adiantou que, para concretizar esta medida do IVA, o Governo está a tentar celebrar acordo tripartido com os setores da produção alimentar e da distribuição alimentar, visando criar estabilidade e confiança, "acabando com o sobressalto de não saber se um dia se chega a uma prateleira com um preço mais alto do que encontrou na véspera".

A aplicação de uma taxa zero de IVA num cabaz de produtos essenciais será aplicada entre abril e outubro e terá um custo que o Governo avalia em 410 milhões de euros.

Redução do IVA é "interessante", mas "consumidor tem de sentir" redução

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas disse estar "satisfeita" com as medidas anunciadas esta sexta-feira pelo Governo, nomeadamente com a redução do IVA dos produtos alimentares considerados essenciais para 0%, mas avisou que, aliada a esta redução, é necessário haver "controlo" sobre os preços aplicados
 
Ao Notícias ao Minuto, Alexandra Bento considerou que medida obriga a uma "estabilidade por um período de tempo" e, para isso, "terá de haver um esforço de articulação entre o Governo e toda a cadeia alimentar, da produção à distribuição".

Leia Também: Produtos do cabaz a IVA zero "será alvo de acordo", diz Medina

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório