Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Concurso de inovação produtiva em PME vai abrir com "400 milhões"

O primeiro concurso de inovação produtiva nas pequenas e médias empresas (PME), no âmbito do Portugal 2030, deverá abrir em breve, e irá mobilizar 400 milhões de euros, de acordo com um comunicado do Ministério da Economia e do Mar.

Concurso de inovação produtiva em PME vai abrir com "400 milhões"
Notícias ao Minuto

19:18 - 24/03/23 por Lusa

Economia Ministério da Economia

Segundo a tutela, o concurso "deverá abrir entre o final deste mês e o princípio do mês abril, destinando-se a responder às mais de 900 intenções com um potencial de investimento na ordem dos 2.000 milhões de euros apresentadas no pré-registo de candidaturas".

Este procedimento contará com "quatro fases de candidatura até ao final deste ano e vai mobilizar 400 milhões de euros" que serão financiados com fundos europeus pelo Programa de Inovação e Transição Digital e pelos Programas Regionais do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve, segundo a mesma fonte.

Este primeiro programa tem como destino "projetos inovadores suportados em novos produtos ou novos processos e conta com uma dotação que representa um acréscimo de 25% face ao último concurso da Inovação Produtiva do Portugal 2020", destacou o Governo.

A tutela recordou que os programas operacionais do PT 2030 foram aprovados pela Comissão Europeia em dezembro, indicando que foram "já constituídas as Autoridades de Gestão e designados os organismos intermédios desta medida".

O regime geral de aplicação dos fundos europeus do Portugal 2030 foi publicado esta semana, lembrou o Governo, salientando que "a proposta final de regulamento específico está em consulta com os parceiros sociais, estando a decorrer a aprovação dos critérios de seleção pelos Comités de Acompanhamento dos Programas".

Assim, "será dado enquadramento estável à apresentação de candidaturas até à definição do plano de avisos do Portugal 2030", indicou.

O PT 2030 terá uma dotação global de cerca de 23 mil milhões de euros até 2027.

Leia Também: Mau tempo. Confederação das micro e PME denuncia falta de resposta

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório