Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Défice? "Devemos saudar este resultado na economia portuguesa"

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, considerou hoje que se deve saudar o resultado do défice orçamental de 0,4% em 2022, defendendo que se deve continuar a procurar bons resultados orçamentais.

Défice? "Devemos saudar este resultado na economia portuguesa"
Notícias ao Minuto

17:05 - 24/03/23 por Lusa

Economia Mário Centeno

Mário Centeno falava na apresentação do boletim económico de março do regulador bancário, publicado hoje, no Museu do Dinheiro em Lisboa, quando foi questionado pelos jornalistas sobre o défice de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), abaixo dos 1,9% previstos no Orçamento.

"Devemos saudar este resultado na economia portuguesa", afirmou, salientando ter um "caráter muito ímpar na Europa", já que, justificou, "muitos países na Europa não conseguiram os resultados que Portugal conseguiu em 2022".

Mário Centeno defendeu que "os bons resultados devem continuar a ser prosseguidos, porque são a única garantia que Portugal tem de poder fazer face àquilo que são as decisões que devemos tomar face ao futuro".

Momentos antes durante a apresentação do boletim económico, o governador realçou: "Este é o momento para nos prepararmos para o que aí possa vir, se é que vem alguma coisa".

O défice das Administrações Públicas, em contabilidade nacional, caiu para 0,4% do PIB em 2022, após se ter situado nos 2,9% em 2021, divulgou hoje o INE.

O Governo estimava, na proposta do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), um défice de 1,9% do PIB, mas o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Finanças, Fernando Medina, tinham já vindo a sinalizar que acreditavam que seria inferior a 1,5%.

Questionado pelos jornalistas sobre o pacote de medidas anunciado hoje pelo Governo para mitigar o aumento do custo de vida, Mário Centeno disse ainda não ter analisado em detalhe, considerando apenas que todas as medidas "que forem temporárias, focadas no desafio" atual e "que não gerem contra-valor com a política monetária são bem-vidas".

Como receita para prolongar o ciclo económico de crescimento apontou três ingredientes necessários: a coordenação das politicas económicas, em particular monetária e orçamental -- "que devem trabalhar em conjunto" --; a preservação da capacidade de atuação contra-cíclica; e "certeza nas politicas económicas, monetária e orçamental, fundamental para promover o investimento em capital e educação".

[Notícia atualizada às 18h38]

Leia Também: "Salários não devem subir acima da produtividade": Os alertas de Centeno

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório