Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Dos novos apoios ao brilharete no défice: Os cinco números da semana

Recorde os temas que marcaram a semana.

Dos novos apoios ao brilharete no défice: Os cinco números da semana
Notícias ao Minuto

08:29 - 25/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana ficou marcada pelo anúncio de novas medidas em resposta à inflação, depois de ter sido divulgado que o défice orçamental do ano passado caiu para 0,4% do produto interno bruto (PIB). Também esta semana, o Presidente da República promulgou a Agenda do Trabalho Digno, o que significa que vêm aí alterações no mercado laboral.

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

O Governo apresentou, na sexta-feira, um conjunto de medidas de apoio para as famílias, que visam a "mitigação do aumento do custo de vida". O Executivo está a negociar uma redução do IVA para zero num cabaz de bens alimentares essenciais, tendo anunciado também um 'cheque' de 30 euros para as famílias mais vulneráveis e aumentos para a Função Pública.

Se recebeu uma prenda ou donativo em dinheiro de valor acima de 500 euros saiba que estes estão sujeitos a imposto do selo (IS) desde 31 de julho de 2005, lembra a DECO Proteste, adiantando que existem algumas isenções previstas na lei. 

Já foi dado o primeiro passo para a Mercadona chegar à capital portuguesa. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) deu 'luz verde' a um projeto que prevê a alteração e ampliação de um edifício comercial na Quinta do Lambert, no Lumiar, em Lisboa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou, na quarta-feira, a Agenda do Trabalho Digno, destacando os "numerosos aspetos positivos", ao mesmo tempo que deixa um alerta para alguma soluções, que podem ter um "efeito contrário" ao pretendido. 

O défice das Administrações Públicas, em contabilidade nacional, caiu para 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, abaixo da meta oficial do Governo, após se ter situado nos 2,9% em 2021, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), na sexta-feira. Já a dívida pública caiu para 113,9% do PIB em 2022.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório