Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Leroy Merlin diz que quer ceder controlo das suas lojas na Rússia

A cadeia francesa Leroy Merlin, um dos principais empregadores estrangeiros na Rússia, anunciou hoje que quer ceder a totalidade das lojas no país para "gestão local", mais de um ano após a invasão russa da Ucrânia.

Leroy Merlin diz que quer ceder controlo das suas lojas na Rússia
Notícias ao Minuto

13:34 - 24/03/23 por Lusa

Economia Guerra na Ucrânia

O grupo Adeo, que detém a Leroy Merlin, rede de lojas de materiais de construção, jardinagem e decoração, comunicou a "intenção de ceder o controlo" da empresa, implantada há 18 anos na Rússia, o seu segundo maior mercado a seguir a França.

A operação "deve permitir preservar os postos de trabalho dos 45.000 colaboradores e continuar a atividade da empresa", segundo o comunicado do grupo francês, detido pela família Mulliez.

O grupo Adeo tinha afirmado no ano passado que mantinha a sua atividade na Rússia, mas que suspendia qualquer novo investimento, falando no risco de "expropriação" caso se retirasse, uma ameaça lançada pelas autoridades russas.

O negócio será submetido à aprovação das autoridades competentes na Rússia, precisa o comunicado, adiantando que este foi "um trabalho iniciado há meses, em conformidade com os regulamentos aplicáveis".

As 113 lojas Leroy Merlin neste país representam entre 18 e 20% do volume de negócios total da empresa, disse esta à AFP.

Depois de muitos grupos franceses e ocidentais terem abandonado a Rússia desde o início do conflito na Ucrânia, em fevereiro de 2022, a decisão de permanecer da família Mulliez, que tem outros interesses no país, suscitava críticas.

Leia Também: De assessores a gestores de cliente, Leroy Merlin está a recrutar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório