Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

'Corrida' aos Certificados de Aforro continua. Afinal, o que são?

Os certificados de aforro são "instrumentos de dívida criados com o objetivo de captar a poupança das famílias", segundo o IGCP. Qual o motivo do aumento da procura? 

'Corrida' aos Certificados de Aforro continua. Afinal, o que são?
Notícias ao Minuto

09:15 - 24/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Certificados de Aforro

O valor aplicado em Certificados de Aforro (CA) atingiu em fevereiro 25.093 milhões de euros, o valor mais elevado desde 1998 e que traduz uma subida de 99,8% face ao registado um ano antes, segundo dados do Banco de Portugal. Afinal, o que são os CA? 

De acordo com a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), "os Certificados de Aforro são instrumentos de dívida criados com o objetivo de captar a poupança das famílias".

"Têm como característica principal o serem distribuídos a retalho, isto é, serem colocados diretamente juntos dos aforradores e terem montantes mínimos de subscrição reduzidos", explica o IGCP.

Acresce ainda que "os certificados de aforro só podem ser emitidos a favor de particulares e não são transmissíveis exceto em caso de falecimento do titular".

Qual o motivo do aumento da procura? 

A subida das Euribor, nomeadamente do indexante a três meses - que é usado na fórmula de cálculo da taxa de juro dos Certificados de Aforro - tem aumentado a procura por este produto de investimento.

De acordo com os dados divulgados pelo supervisor bancário, o saldo contabilizado no final de fevereiro praticamente duplicou face aos 12.556 milhões de euros reportados um ano antes. Por comparação com o mês anterior, registou-se uma subida de quase 2,5 mil milhões de euros.

Inversamente, o saldo global dos Certificados do Tesouro (outro dos títulos de dívida pública para o qual os particulares podem canalizar poupança) continuou a cair, com os dados do Banco de Portugal (BdP) a indicarem que este desceu para 14.042 milhões de euros.

Um ano antes, estavam aplicados em Certificados do Tesouro 17.741 milhões de euros.

Leia Também: Certificados captaram 71,5 milhões por dia no 4.º trimestre de 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório