'Corrida' aos Certificados de Aforro continua. Afinal, o que são?
Os certificados de aforro são "instrumentos de dívida criados com o objetivo de captar a poupança das famílias", segundo o IGCP. Qual o motivo do aumento da procura?

© Shutterstock

Economia Certificados de Aforro
O valor aplicado em Certificados de Aforro (CA) atingiu em fevereiro 25.093 milhões de euros, o valor mais elevado desde 1998 e que traduz uma subida de 99,8% face ao registado um ano antes, segundo dados do Banco de Portugal. Afinal, o que são os CA?
De acordo com a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), "os Certificados de Aforro são instrumentos de dívida criados com o objetivo de captar a poupança das famílias".
"Têm como característica principal o serem distribuídos a retalho, isto é, serem colocados diretamente juntos dos aforradores e terem montantes mínimos de subscrição reduzidos", explica o IGCP.
Acresce ainda que "os certificados de aforro só podem ser emitidos a favor de particulares e não são transmissíveis exceto em caso de falecimento do titular".
Qual o motivo do aumento da procura?
A subida das Euribor, nomeadamente do indexante a três meses - que é usado na fórmula de cálculo da taxa de juro dos Certificados de Aforro - tem aumentado a procura por este produto de investimento.
De acordo com os dados divulgados pelo supervisor bancário, o saldo contabilizado no final de fevereiro praticamente duplicou face aos 12.556 milhões de euros reportados um ano antes. Por comparação com o mês anterior, registou-se uma subida de quase 2,5 mil milhões de euros.
Inversamente, o saldo global dos Certificados do Tesouro (outro dos títulos de dívida pública para o qual os particulares podem canalizar poupança) continuou a cair, com os dados do Banco de Portugal (BdP) a indicarem que este desceu para 14.042 milhões de euros.
Um ano antes, estavam aplicados em Certificados do Tesouro 17.741 milhões de euros.
Leia Também: Certificados captaram 71,5 milhões por dia no 4.º trimestre de 2022
Comentários
Regras de conduta dos comentários