Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Wall Street fecha em alta a aceitar bem a subida da taxa de juro pela Fed

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta uma sessão em que tinha começado forte, no dia seguinte à decisão da Reserva Federal aumentar a sua taxa de referência em 25 pontos-base.

Wall Street fecha em alta a aceitar bem a subida da taxa de juro pela Fed
Notícias ao Minuto

23:17 - 23/03/23 por Lusa

Economia Bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,23% e o alargado S&P500 progrediu 0,30%. Os ganhos foram liderados pelo tecnológico Nasdaq, que subiu 1,01%.

Na quarta-feira, o banco central dos EUA [Reserva Federal (Fed)] subiu a sua taxa de juro de referência em um quarto de ponto percentual, mas sobretudo sinalizou que não pensava em mais altas desta ordem a curto prazo, o que tranquilizou hoje os investidores.

"A Fed disse que ia fazer uma pausa depois de uma outra subida. É um sinal positivo e a razão pela qual o mercado apresentou hoje um relativo bom desempenho", comentou Hugh Johnson, da Hugh Johnson Economics.

Na sua opinião, os investidores, que levaram os mercados a fechar em baixa na quarta-feira, "interpretaram mal" os comentários do presidente da Fed, Jerome Powell, que deram a entender que "poderiam seguir-se mais subidas da taxa de juro" de referência.

"Mas, visto de mais perto, os investidores compreenderam que a Fed tenciona fazer uma pausa, depois de outra subida da taxa de juro, para avaliar o impacto tanto das subidas, como as redução da concessão de empréstimos", o que deve arrefecer a economia, bem como a velocidade de crescimento dos preços, disse o analista à AFP.

A diminuição do crédito ao consumo concedido nos EUA começou a ver-se no ano corrente, segundo Johnson, bem antes do aparecimento de problemas nos bancos regionais.

Hoje, um indicador de emprego animou os investidores, ao indicar que as inscrições semanais para o subsídio de desemprego continuaram bem abaixo das 200 mil (191 mil), ao contrário das expectativas.

No mercado imobiliário, as vendas de casas novas subiram, mas continuam em baixa de 19% em termos anuais.

Leia Também: Wall Street segue em alta a recuperar da descida da sessão anterior

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório