Wall Street fecha em alta a aceitar bem a subida da taxa de juro pela Fed

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em alta uma sessão em que tinha começado forte, no dia seguinte à decisão da Reserva Federal aumentar a sua taxa de referência em 25 pontos-base.

Notícia

© iStock

Lusa
23/03/2023 23:17 ‧ 23/03/2023 por Lusa

Economia

bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,23% e o alargado S&P500 progrediu 0,30%. Os ganhos foram liderados pelo tecnológico Nasdaq, que subiu 1,01%.

Na quarta-feira, o banco central dos EUA [Reserva Federal (Fed)] subiu a sua taxa de juro de referência em um quarto de ponto percentual, mas sobretudo sinalizou que não pensava em mais altas desta ordem a curto prazo, o que tranquilizou hoje os investidores.

"A Fed disse que ia fazer uma pausa depois de uma outra subida. É um sinal positivo e a razão pela qual o mercado apresentou hoje um relativo bom desempenho", comentou Hugh Johnson, da Hugh Johnson Economics.

Na sua opinião, os investidores, que levaram os mercados a fechar em baixa na quarta-feira, "interpretaram mal" os comentários do presidente da Fed, Jerome Powell, que deram a entender que "poderiam seguir-se mais subidas da taxa de juro" de referência.

"Mas, visto de mais perto, os investidores compreenderam que a Fed tenciona fazer uma pausa, depois de outra subida da taxa de juro, para avaliar o impacto tanto das subidas, como as redução da concessão de empréstimos", o que deve arrefecer a economia, bem como a velocidade de crescimento dos preços, disse o analista à AFP.

A diminuição do crédito ao consumo concedido nos EUA começou a ver-se no ano corrente, segundo Johnson, bem antes do aparecimento de problemas nos bancos regionais.

Hoje, um indicador de emprego animou os investidores, ao indicar que as inscrições semanais para o subsídio de desemprego continuaram bem abaixo das 200 mil (191 mil), ao contrário das expectativas.

No mercado imobiliário, as vendas de casas novas subiram, mas continuam em baixa de 19% em termos anuais.

Leia Também: Wall Street segue em alta a recuperar da descida da sessão anterior

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas