Juros sobem e banca enfrenta amplos ajustamentos de preços de ativos
O Comité de Supervisão Bancária de Basileia disse hoje que a banca enfrenta amplos ajustamentos de preços de ativos à medida que os bancos centrais aumentam as taxas de juro.

© iStock

Economia Banca
O Comité de Supervisão Bancária de Basileia reuniu-se de forma virtual em 14 de março e em 22 e 23 de março em Hong Kong para debater as recentes tensões do mercado e os riscos para o sistema bancário mundial.
"Anos de taxas de juro baixas sem precedentes sustentaram a acumulação de alavancagem nas famílias e no setor empresarial", disse o Comité de Basileia.
À medida que os bancos centrais aumentam as taxas de juro para combater a inflação, o custo do reembolso da dívida aumenta.
O Comité de Basileia acredita que as reformas às regras de supervisão bancária de Basileia III desde a Grande Crise Financeira têm ajudado os bancos a absorver os choques.
Desde 2011, o rácio de alavancagem dos bancos aumentou de 3,5% para 6,5%, mas o seu rácio de ações ordinárias de nível 1 (CET1) melhorou de 7% para 13%.
Os bancos também melhoraram as suas posições de liquidez desde 2011.
"Os riscos de inflação elevada, menor crescimento e tensões geopolíticas colocam desafios à gestão de risco dos bancos", adverte o Comité de Basileia.
O Comité irá acompanhar de perto a evolução dos bancos e dos mercados e analisar os riscos que as taxas de juro mais elevadas representam para os bancos.
Leia Também: Cerca de 38% das empresas de Évora atuam no setor dos serviços
Comentários
Regras de conduta dos comentários