Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fed sobe taxa de juro apesar da turbulência na banca

A Reserva Federal norte-americana (Fed) subiu hoje a sua taxa de juro em 25 pontos base, preocupada em travar a inflação, mas avisou que a turbulência no setor pode vir a penalizar a economia.

Fed sobe taxa de juro apesar da turbulência na banca
Notícias ao Minuto

19:07 - 22/03/23 por Lusa

Economia Reserva Federal

No comunicado divulgado após uma reunião de dois dias, a Fed indicou que a recente crise que afeta os bancos é "suscetível de pressionar a atividade económica, o emprego e a inflação", mas considerou que "a dimensão desses efeitos ainda é incerta".

O banco central reafirmou que "o sistema bancário norte-americano é sólido e resiliente" e disse que o seu comité de política monetária vai continuar "atento aos riscos de inflação".

A principal taxa de juro da Fed fica agora entre 4,75% e 5%, no nível mais alto desde 2006 e a instituição prevê outros aumentos.

A Fed atualizou também as previsões económicas que tinha divulgado em dezembro.

A inflação para 2023 foi revista em alta de 3,5% para 3,6% e para 2024 as previsões apontam para 2,6% em vez de 2,5%.

Em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) os números foram revistos ligeiramente em baixa. A Fed antecipa agora um crescimento de 0,4% este ano, em vez de 0,5% e para o próximo ano prevê 1,2% em vez de 1,6%.

O presidente da Fed, Jerome Powell, vai explicar as decisões do banco central norte-americano em conferência de imprensa.

Esta reunião da Fed ocorre depois do colapso dos bancos regionais norte-americanos Silicon Valley Bank (SVB), Signature Bank e Silvergate, o que criou uma vaga de inquietação. Governos, bancos centrais e reguladores tiveram de intervir para tentar restabelecer a confiança e evitar o contágio.

Leia Também: Reserva Federal sobe taxa de juro em 25 pontos base

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório