Conferência de resultados da TAP não se fez devido a cenário de transição
O ministro das Infraestruturas afirmou hoje que a CEO da TAP não foi impedida de apresentar os resultados de 2022, mas que face ao "cenário de transição" se entendeu que não faria sentido fazer uma conferência de imprensa.

© Lusa

Economia TAP
João Galamba falava na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no âmbito da audição regimental.
Questionado pelo deputado do PSD Paulo Rios de Oliveira porque razão tinha sido impedida a presidente executiva (CEO) da TAP de apresentar os resultados, João Galamba disse que Christine Ourmières-Widener "não foi impedida até porque nem foi pedido".
Portanto, acrescentou, "quando não se pede não se pode ser impedido".
Contudo, o assunto "de facto foi falado (...) entre a tutela e o Conselho de Administração e entendeu-se que num cenário de transição que vivemos não faria grande sentido fazer uma conferência de imprensa a apresentar os resultados", referiu o ministro das Infraestruturas.
A TAP encerrou o ano de 2022 com um lucro líquido de 65,6 milhões de euros, um aumento de 1.664,7 milhões de euros em relação ao ano anterior, informou a transportadora aérea, em comunicado na terça-feira.
"Estes resultados superam todas as expetativas", a receita "está 200 milhões acima do esperado e o lucro só não foi maior porque estamos numa crise energética e pagaram mais de 400 milhões de euros de 'jet fuel'", salientou o ministro.
Leia Também: Governo anuncia criação de plano de saúde mental no ensino superior
Comentários
Regras de conduta dos comentários