Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pedir um adiantamento? Três passos para uma política de salários flexível

A situação pode ser "desconfortável" e muitas empresas "não estão preparadas para dar resposta a pedidos de resgate de uma parcela do salário pelo qual os seus colaboradores já trabalharam". Fique a par de três dicas.

Pedir um adiantamento? Três passos para uma política de salários flexível
Notícias ao Minuto

09:50 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Salários

Já lhe aconteceu ter de pedir um adiantamento do seu salário à empresa? Ou trabalha numa empresa onde este pedido já foi colocado por um funcionário? A situação pode ser "desconfortável" e muitas empresas "não estão preparadas para dar resposta a pedidos de resgate de uma parcela do salário pelo qual os seus colaboradores já trabalharam", considera a Paynest. 

A plataforma online de pagamento flexível de salários adianta, por isso, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, três passos para a adoção de "salários flexíveis de forma mais simples, rápida e equitativa": 

  1. Estabelecer um mecanismo de resposta ao colaborador: "Para pedir um adiantamento de uma parcela do salário pelo qual já trabalhou, o trabalhador precisa de apresentar um pedido à equipa de recursos humanos e aguardar a sua aprovação, o que pode gerar desconforto e acabar por não responder às necessidades do profissional. Plataformas como a Paynest permitem que o empregador consiga, de forma automática, receber, analisar e atuar sobre o pedido - recusar o pedido, se não estiver de acordo com determinados critérios, ou fazer a transferência automática do montante autorizado, se for aceite. Ao estar integrado com as plataformas de processamento salarial, os ajustes ao final do mês não terão de ser feitos manualmente";
  2. Definir critérios transparentes: "É importante que as empresas estabeleçam critérios claros e transparentes em relação a estes pedidos para estabelecer uma relação de confiança com os seus colaboradores. Estes critérios podem basear-se em vários fatores, como o montante que a empresa consegue disponibilizar para este benefício, a percentagem do salário a que é possível aceder e a partir de que momento, por exemplo. Uma vez definidos, os trabalhadores já saberão, à partida, com o que podem contar e evitar o desconforto do processo de análise";
  3. Preparar colaboradores para este benefício: "O salário flexível devolve a liquidez financeira aos trabalhadores, contudo, estes devem estar preparados para fazer uma boa gestão deste rendimento. É, por isso, essencial que se promova a literacia financeira, através do consumo de conteúdos especializados e do acompanhamento individualizado de coaches, como um complemento deste benefício. Desta forma, os colaboradores podem tirar o maior proveito do salário flexível".

Leia Também: "A palavra de ordem é anular todos os efeitos que pressionam preços"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório