Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Sindicato ameaça com greve de uma semana dos observadores meteorológicos

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap) ameaçou hoje avançar com uma greve de uma semana dos observadores meteorológicos, caso não haja resposta às reivindicações destes profissionais, a maioria dos quais estão colocados nos aeroportos.

Sindicato ameaça com greve de uma semana dos observadores meteorológicos
Notícias ao Minuto

16:33 - 21/03/23 por Lusa

Economia Meteorologia

"Na ausência de resposta da tutela às reivindicações dos trabalhadores, será equacionada a convocação de uma greve de uma semana, podendo provocar constrangimentos significativos no tráfego aéreo, dada a sua dependência de informação fornecida pelos observadores meteorológicos", avança o Sintap, em comunicado.

Segundo o secretário-geral do Sintap, José Abraão, há cerca de 70 observadores meteorológicos no continente e nas regiões autónomas que trabalham "24 sobre 24 horas" e "a esmagadora maioria está colocada nos aeroportos", pelo que são "fundamentais para garantir a navegação aérea".

O Sintap exige para os observadores meteorológicos/geofísicos "a abertura imediata de concursos promocionais que permitam mitigar, ainda que apenas em parte, os efeitos da inflação e a injustiça a que estão sujeitos há quase 20 anos".

O sindicato reivindica ainda a valorização do tempo de serviço, com a subida de um nível remuneratório na carreira de observador para os que têm mais de 25 anos de serviço.

Os observadores meteorológicos colocados nos aeroportos asseguram a prestação do serviço de observação meteorológica de aeródromo assumido pelo IPMA - Instituto do Mar e da Atmosfera, segundo o Sintap.

Leia Também: Primavera começa hoje com temperaturas máximas até aos 24 graus

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório