Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 25º

Bruxelas apoia 151 projetos de reformas na UE (18 em Portugal)

A Comissão Europeia aprovou hoje um conjunto de 151 projetos de reformas nos 27 Estados-membros, 18 em Portugal, para financiamento em 2023, no âmbito do Instrumento de Assistência Técnica (IAT), num orçamento de 115 milhões de euros.

Bruxelas apoia 151 projetos de reformas na UE (18 em Portugal)
Notícias ao Minuto

10:55 - 21/03/23 por Lusa

Economia Bruxelas

Segundo um comunicado do executivo comunitário, o IAT deverá apoiar todos os Estados-Membros "na preparação, conceção e execução de um máximo de 326 reformas inovadoras em 2023", assentando no sucesso do antecessor Programa de Apoio às Reformas Estruturais.

Os projetos elegíveis para apoio do IAT em Portugal incluem, entre outros setores, a administração pública, o setor financeiro, os sistemas de ensino, os serviços sociais, o apoio às crianças vulneráveis e a transição ecológica.

Em conferência de imprensa, a comissária europeia para a Coesão e reformas, Elisa Ferreira, salientou que, "em 2023, o IAT será fundamental para contribuir para uma economia competitiva com emissões líquidas nulas, reforçar as competências e a capacidade das administrações públicas e revitalizar as comunidades a nível regional e local.

O Instrumento de Assistência Técnica é o programa da UE - incluído no Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 - que disponibiliza conhecimentos técnicos específicos aos Estados-membros para conceber e executar reformas.

O apoio é prestado em função da procura e não exige cofinanciamento por parte dos 27 e é apresentado por Bruxelas como "um pilar importante da iniciativa da UE para ajudar os Estados-Membros a atenuar as consequências económicas e sociais decorrentes da crise provocada pela pandemia da covid-19".

O apoio pode assumir a forma, por exemplo, de aconselhamento estratégico e jurídico, estudos, formação e visitas de peritos no terreno, abrangendo qualquer fase do processo de reforma, desde a preparação e conceção até ao desenvolvimento e à execução das reformas.

Para os sete anos de vigência, o IAT tem um orçamento de 864 milhões de euros.

Leia Também: Já foi ao Portal das Finanças? Consulte as despesas apuradas pela AT

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório