Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

FMI aprova pacote de resgate de 2.700 milhões de euros para o Sri Lanka

O FMI validou um plano de ajuda de 2,9 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) para o Sri Lanka, que não paga a dívida desde 2022 e continua a enfrentar uma crise financeira e social.

FMI aprova pacote de resgate de 2.700 milhões de euros para o Sri Lanka
Notícias ao Minuto

06:59 - 21/03/23 por Lusa

Economia FMI

"O Conselho Executivo do FMI aprovou hoje [segunda-feira] o programa de 48 meses e cerca de 3 mil milhões de dólares", anunciou o Fundo Monetário Internacional (FMI), em comunicado, adiantando que o primeiro desembolso, de 333 milhões de dólares, deverá ser feito imediatamente.

A presidência do Sri Lanka disse estar "feliz" com o sinal verde concedido pelo Fundo, ao plano de ajuda ao país.

"Expresso a minha gratidão ao FMI e aos nossos parceiros internacionais pelo apoio enquanto tentamos colocar a nossa economia de volta nos trilhos", disse em comunicado o presidente Ranil Wickremesinghe.

Enquanto o governo do Sri Lanka aguardava esta luz verde ao plano de ajuda do FMI, avançou com as políticas previstas no âmbito do programa de ajuda assinado entre o país do Sul da Ásia e a instituição, em particular um aumento de impostos para reduzir o défice público.

A decisão de aumentar os impostos, no entanto, provocou novas tensões sociais, com uma greve nacional em 15 de março, a pedido de cerca de 40 sindicatos, levando o governo a enviar soldados armados para as estações ferroviárias e para o porto de Colombo, a capital.

Os protestos aconteceram apesar da proibição de greves do presidente Ranil Wickremesinghe em fevereiro, colocando os infratores em risco de perder os empregos.

A ilha de 22 milhões de habitantes pediu ajuda ao FMI depois de entrar em incumprimento quanto à dívida pública de 46 mil milhões de dólares (43 mil milhões de euros) em abril de 2022.

A ajuda do FMI "simplesmente dá-nos um pouco de ar, mostrando que não estamos mais falidos", explicou o presidente do Sri Lanka, citado pelo gabinete.

A economia da ilha do Índico continua a sofrer com a crise económica que se abate sobre o país desde o início da pandemia de covid-19, tendo o produto interno bruto (PIB) contraído 7,8% em 2022, a pior descida desde a independência, em 1948.

Leia Também: FMI e Ucrânia negoceiam acordo para programa de financiamento

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório