Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Bolsas europeias sobem em sessão marcada pela volatilidade

As principais bolsas europeias inverteram a tendência e subiam a meio da sessão, numa sessão marcada pela volatilidade, arrastadas pela banca, depois da aquisição do Credit Suisse pelo UBS.

Bolsas europeias sobem em sessão marcada pela volatilidade
Notícias ao Minuto

13:09 - 20/03/23 por Lusa

Economia Mercado

Às 12:40 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a subir 0,33% para 437,73 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt avançavam 0,30%, 0,83% e 0,47%, bem como as de Madrid e Milão, que se valorizavam 0,20% e 0,53%, respetivamente.

Depois de abrir a descer, a Bolsa de Lisboa também inverteu a tendência e às 12:40 o principal índice, o PSI, que hoje passou a ser composto por 16 títulos com a inclusão da Ibersol, subia 0,15% para 5.732,53 pontos.

Os bancos europeus estão a tentar reduzir as pesadas perdas da abertura, enquanto o Credit Suisse mantém um mergulho de mais de 60%, após o UBS ter anunciado este fim de semana a sua compra por cerca de 3.000 milhões de euros, com o apoio das autoridades suíças.

O Governo suíço ofereceu garantias substanciais para que o negócio prosseguisse - utilizando certos instrumentos de emergência - com o argumento de que o colapso do Credit Suisse poderia gerar uma crise financeira não só a nível interno mas global.

O UBS concordou em comprar o Credit Suisse por 3.000 milhões de euros, um preço que pagará apenas em ações e que avalia as ações da entidade absorvida em 40% do seu valor no fecho do último dia de negociação.

Os bancos centrais também anunciaram um acordo para aumentar a liquidez do mercado.

Hoje, os mercados analisarão a compra do Credit Suisse pelo UBS e a ação coordenada dos principais bancos centrais para fornecer liquidez ao sistema.

Leia Também: Bolsa de Lisboa em baixa com BCP a cair quase 4%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório