Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Mercados. Petróleo acompanha tendência das bolsas e também cai

Há momentos, os futuros do petróleo Brent desciam perto de 3% para 70,86 dólares por barril. 

Mercados. Petróleo acompanha tendência das bolsas e também cai
Notícias ao Minuto

09:57 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia mercados

O dia está a ser difícil para os mercados, depois do anúncio da aquisição do Credit Suisse pelo UBS. O mercado petrolífero também está a 'sofrer' o abalo e, há momentos, os futuros do petróleo Brent desciam perto de 3% para 70,86 dólares por barril. 

Por cá, a bolsa de Lisboa estava hoje a negociar em baixa, com 14 dos 16 títulos do PSI a caírem, liderados pelos do BCP, único banco do índice, que descia 3,92% para 0,18 euros.

As principais bolsas europeias abriram hoje em baixa, céticas no rescaldo do fecho apressado da aquisição do Credit Suisse pelo UBS, o que não apaga os receios sobre o setor bancário.

As ações do banco UBS caíram 8,77% na abertura da Bolsa de Valores de Zurique depois de um negócio de compra do Credit Suisse, o seu rival tradicional que estava em risco de falência devido a uma crise de confiança irremediável.

O Governo suíço ofereceu garantias substanciais para que o negócio prosseguisse - utilizando certos instrumentos de emergência - com o argumento de que o colapso do Credit Suisse poderia gerar uma crise financeira não só a nível interno, mas global.

No entanto, os investidores esta manhã parecem insatisfeitos com este acordo, pelo qual o UBS concordou em comprar o Credit Suisse por 3.000 milhões de euros, um preço que pagará apenas em ações e que avalia as ações da entidade absorvida em 40% do seu valor no fecho do último dia de negociação.

Hoje, um dia de queda generalizada na Europa, o mercado analisará a compra do Credit Suisse pelo UBS, e a ação coordenada dos principais bancos centrais para fornecer liquidez ao sistema.

Além disto, o dia começou com o Brent, o petróleo bruto de referência na Europa, a cair acentuadamente, 2,69%, para 71,06 dólares, enquanto os futuros nos principais indicadores de Wall Street antecipam perdas de mais de 1% hoje, numa altura em que se aguarda a reunião da Reserva Federal (Fed) na próxima quarta-feira.

Leia Também: Rui Nabeiro. "Um homem bom" que deve ser "um exemplo para todos"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório