Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Concursos para fundos comunitários só depois do verão

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, estimou hoje que a seguir ao verão possam ser anunciados os primeiros concursos para candidaturas ao Programa Operacional Regional do Centro 2014/2020.

Concursos para fundos comunitários só depois do verão
Notícias ao Minuto

22:46 - 28/05/14 por Lusa

Economia CCDRC

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, estimou hoje que a seguir ao verão possam ser anunciados os primeiros concursos para candidaturas ao Programa Operacional Regional do Centro 2014/2020.

"Os regulamentos já estão a ser alinhavados, serão depois discutidos com a Associação Nacional de Municípios e com as outras entidades relevantes na aplicação dos programas operacionais e penso que depois do verão estaremos em condições de termos os primeiros avisos de concursos", disse hoje à agência Lusa a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro.

De acordo com a mesma responsável, Portugal - que foi o quarto país a entregar (em abril) o acordo de parceria - não está "nem mais atrasado nem mais adiantado do que o resto da Europa", pelo que considerou que a estratégia Portugal 2020 " está a seguir o seu tempo normal".

Ana Abrunhosa falava em Alcobaça, à margem de um seminário no âmbito dos encontros para a competitividade, promovidos pela autarquia em conjunto com o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) e com a ACEPI (Associação do Comércio Eletrónico e Publicidade Interativa.

Sob o lema "Estratégia 2020 -- desafios e responsabilidades" o encontro que juntou cerca de duas centenas de participantes foi encerrado por Isabel Damasceno, vogal da comissão diretiva do Mais Centro (Programa Operacional Regional do Centro).

Aos autarcas e empresários presentes na sessão, Isabel Damasceno deixou o aviso de que não poderá "haver erros na aplicação do dinheiro" que está a ser negociado com Bruxelas, mais de 21 mil milhões de euros, dos quais "as regiões menos desenvolvidas, onde se inclui a região centro, vão receber cerca de 93%".

Na prática, tal significa que a região, que engloba 100 municípios, irá ter "uma dotação financeira reforçada", na ordem dos 2.117 milhões de euros para os próximos seis anos.

A competitividade, com 788 milhões de euros, será o eixo com mais fundos comunitários, seguido do potencial humano, com 288 milhões de euros e da investigação e desenvolvimento, com 169 milhões de euros.

Verbas que a presidente da CCDRC considerou serem "confortáveis" para a região, onde o investimento será direcionado, "não tanto para equipamentos, que são o tipo de projetos que mais recursos gastam", mas sim para "apoio ao empreendedorismo, apoio ao aumento o sucesso escolar e diminuição do abandono escolar, intervenções na área social, na área da competitividade e no âmbito da política de cidades, para melhorar a qualidade de vida", concluiu.

O encontro prossegue hoje à noite com um jantar conferência em que o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, abordará os desafios que até 2020 se colocam à região centro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório