Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Casa-trabalho. Demoramos o dobro de transportes públicos do que de carro

Quem utiliza o carro na deslocação casa-trabalho demora, em média, 18,8 minutos, mas quem está dependente de transportes públicos precisa do dobro do tempo.

Casa-trabalho. Demoramos o dobro de transportes públicos do que de carro
Notícias ao Minuto

11:54 - 15/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia INE

Os portugueses demoram, em média, 18,8 minutos de carro a fazer o percurso entre casa e o trabalho, mas este período é bem superior para quem viaja de transportes públicos: 43,5 minutos. Os dados foram apurados pelos Censos 2021 e foram divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

"A população residente empregada que utilizava o automóvel ligeiro no trajeto casa-trabalho demorava em média 18,8 minutos, enquanto a população empregada que recorria ao transporte coletivo despendia 43,5 minutos", pode ler-se no relatório do INE. 

Os dados revelam ainda que "em 2021 (tal como em 2011), em todas as NUTS III, mais de metade da população residente empregada utilizava o automóvel ligeiro como principal meio de transporte para as deslocações casa-trabalho, verificando-se um aumento do peso relativo deste meio de transporte em todas as sub-regiões do país". 

Estes dados do INE mostram ainda que há 40 municípios no país onde o número de pessoas que lá trabalham é superior às que lá moram e têm emprego. Lisboa e Porto destacam-se. 

Leia Também: Economia num minuto: Os quatro temas que marcam esta quarta-feira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório