Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

BCE não planeia reunir-se de emergência para analisar queda do SVB

Contudo, na Alemanha, o Bundesbank vai analisar as principais consequências deste colapso. 

BCE não planeia reunir-se de emergência para analisar queda do SVB
Notícias ao Minuto

10:28 - 13/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia BCE

O Banco Central Europeu (BCE) não está a planear reunir-se de emergência para analisar o possível impacto da queda do Silicon Valley Bank (SVB), avança a Reuters, esta segunda-feira. Contudo, o alemão Bundesbank vai analisar as principais consequências deste colapso. 

A agência de notícias, que cita uma fonte do BCE, adianta que o banco central não planeia reunir-se antes de 23 e 24 de março, data para a qual está marcado o encontro de política monetária. 

Já esta segunda-feira, o HSBC, o maior banco da Europa, anunciou a compra da subsidiária britânica do banco norte-americano Silicon Valley Bank (SVB), na sequência do seu colapso, pela quantia simbólica de uma libra (1,13 euros).

O SVB, com sede na Califórnia, anunciou na quarta-feira que estava a tentar realizar um aumento de capital para ultrapassar as dificuldades financeiras.

O anúncio levou muitos clientes a retirar os fundos e os reguladores encerraram o banco na sexta-feira por falta de liquidez. Posteriormente, o preço das ações da empresa entrou em colapso, o que, por sua vez, afetou o setor bancário em geral, tanto nos Estados Unidos como em outros países.

No domingo, os órgãos reguladores dos Estados Unidos tinham anunciado um plano para proteger os depósitos dos clientes do SVB.

O Departamento do Tesouro, a Reserva Federal (Fed) e a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) adiantaram, num comunicado conjunto, que os clientes terão acesso a todo o dinheiro depositado no SVB.

Com este plano, avançaram as três entidades, os contribuintes norte-americanos "não assumirão as perdas" do banco e os depósitos serão protegidos para "facultar o acesso ao crédito por parte das famílias e das empresas".

Os reguladores também anunciaram o encerramento do Signature Bank, com sede em Nova Iorque, e prometeram que o mesmo plano será aplicado para reembolsar os clientes por todo o dinheiro depositado, adiantou a agência EFE.

Leia Também: Maior falência desde 2008 e medo disparou. Como caiu o banco SVB?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório