Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

EUA lançam plano para proteger depósitos do SVB e fecham outro banco

Os órgãos reguladores dos Estados Unidos anunciaram, este domingo, um plano para proteger os depósitos dos clientes do banco Silicon Valley Bank (SVB), na sequência do seu colapso, e decidiram encerrar outra instituição bancária, o Signature Bank.

EUA lançam plano para proteger depósitos do SVB e fecham outro banco
Notícias ao Minuto

00:01 - 13/03/23 por Lusa

Economia Sillicon Valley Bank

O Departamento do Tesouro, a Reserva Federal (Fed) e a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) adiantaram, num comunicado conjunto, que os clientes terão acesso, a partir de segunda-feira, a todo o dinheiro depositado no SVB.

Com este plano, avançaram as três entidades, os contribuintes norte-americanos "não assumirão as perdas" do banco e os depósitos serão protegidos para "facultar o acesso ao crédito por parte das famílias e das empresas".

Os reguladores também anunciaram o encerramento do Signature Bank, com sede em Nova Iorque, e prometeram que o mesmo plano será aplicado para reembolsar os clientes por todo o dinheiro depositado, adiantou a agência EFE.

O Signature Bank, que presta serviços financeiros principalmente a empresas de advocacia e ao ecossistema cripto, segundo os órgãos de informação especializados, tinha ativos de 110.360 milhões de dólares e depósitos de 88.590 milhões no final de 2022.

O Departamento de Serviços Financeiros de Nova Iorque está em contacto e coordenou com o FDIC o seu encerramento "à luz da evolução do mercado" e está a "seguir tendências" e a colaborar com as autoridades para "proteger os clientes" e "preservar a estabilidade do sistema financeiro global", adiantou em comunicado.

O SVB, com sede na Califórnia, anunciou na quarta-feira que estava a tentar realizar um aumento de capital para ultrapassar as suas dificuldades financeiras.

O anúncio levou muitos clientes a retirar os seus fundos e os reguladores encerraram o banco na sexta-feira por falta de liquidez. Posteriormente, o preço das ações da empresa entrou em colapso, o que, por sua vez, afetou o setor bancário em geral, tanto nos Estados Unidos como em outros países.

A secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, tinha recusado hoje um resgate federal do SVB, mas garantiu que o Governo estava a trabalhar para apoiar os depositantes da instituição.

A Federal Deposit Insurance Corporation garante os depósitos até 250 mil dólares, mas muitas empresas e clientes particulares do banco, conhecido pelas suas relações com `startups´ de tecnologia e capital de risco, tinham mais do que esse valor depositado.

Esta foi a segunda maior falência bancária da história dos Estados Unidos da América (EUA), depois do colapso da Washington Mutual em 2008.

Leia Também: Secretária do Tesouro dos EUA recusa resgate federal do banco SVB

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório