Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

China mantém Yi Gang como governador do banco central

A Assembleia Popular Nacional da China, órgão legislativo máximo do país, manteve hoje Yi Gang como governador do banco central.

China mantém Yi Gang como governador do banco central
Notícias ao Minuto

06:19 - 12/03/23 por Lusa

Economia China

Yi, de 65 anos, vai continuar no cargo, numa altura em que o país anunciou a criação de uma agência reguladora do setor financeiro chinês para "reforçar a vigilância" sobre a atividade.

A APN aprovou também a continuação de Liu Kun como ministro das Finanças e Wang Wentao como ministro de Comércio, quando o Governo chinês procura revitalizar a economia do país, cujo crescimento no ano passado foi apenas de 3%, num dos desempenhos mais fracos em décadas.

Zheng Shanjie, próximo do Presidente chinês, Xi Jinping, foi nomeado diretor da Comissão de Desenvolvimento e Reforma, órgão de planeamento económico máximo do país.

Os mais de 2.900 deputados da ANP designaram como vice-primeros-ministros Ding Xuexiang, He Lifeng, Zhang Guoqing y Liu Guozhong.

Li Shangfu, Wang Xiaohong, Wu Zhenglong, Shen Yiqin e Qin Gang foram nomeados Conselheiros de Estado, responsáveis pelo desenvolvimento dos princípios e das políticas promovidas pelo Partido Comunista da China (PCC) no executivo.

Desta maneira, la ANP concluiu a remodelação do Governo, depois da eleição, no sábado, do novo primeiro-ministro, Li Qiang.

Xi, secretário-geral PCC, consolidou o poder, na sexta-feira, com a reeleição para um terceiro mandato presidencial de cinco anos, inédito entre os antecessores.

Leia Também: Equipa de governação nomeada por legislativo chinês unida por laços a Xi

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório