Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
20º
MIN 10º MÁX 20º

Pressões inflacionistas nos EUA 'continuam generalizadas', diz Fed

Os preços continuam a subir nos Estados Unidos e "as pressões inflacionistas continuam generalizadas", indicou o banco central americano (Fed), no seu livro bege ('Beige Book') mais recente, hoje divulgado.

Pressões inflacionistas nos EUA 'continuam generalizadas', diz Fed
Notícias ao Minuto

21:47 - 08/03/23 por Lusa

Economia Fed

A subida dos preços, no entanto, abrandou em várias regiões, sublinha a Fed nos resultados do inquérito, no final de janeiro e em fevereiro, feito junto das empresas do país, que revelaram que "esperam que a subida dos preços continue moderada durante o ano".

As empresas de algumas das doze regiões do sistema Fed, segundo o inquérito, têm registado um aumento dos preços das reservas, "em particular da energia e das matérias-primas", embora também "algum alívio" em relação aos "custos de transporte e remessa".

Além disso, revela ainda o 'Beige Book', "algumas regiões observaram que as empresas tiveram mais dificuldade em refletir os aumentos dos custos nos seus consumidores".

Assim, quanto aos preços de venda, "aumentaram moderadamente na generalidade das regiões", desacelerando mesmo por vezes, refere o documento.

Nos Estados Unidos, a inflação voltou a subir em janeiro, para 5,4% em termos anuais, segundo o índice PCE, da Fed, que tem como objetivo voltar a situar-se em cerca de 2%.

Outra medida, o índice IPC, no qual as pensões são indexadas, desacelerou ao longo do ano, para 6,4%, acelerando no entanto ao longo de um mês pela primeira vez desde setembro.

As empresas inquiridas para o livro bege revelaram que "não esperavam ver as condições económicas melhorarem muito nos próximos meses".

Leia Também: Bolsas europeias mistas após Fed ter admitido novas subidas dos juros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório