Banco central do Canadá mantém taxa de juro em 4,5%

O banco central do Canadá manteve hoje a sua principal taxa de juro em 4,5%, depois de oito aumentos consecutivos em menos de um ano para tentar travar a inflação.

Notícia

© Lusa

Lusa
08/03/2023 17:26 ‧ 08/03/2023 por Lusa

Economia

Canadá

Perante o "fraco crescimento esperado para os próximos trimestres", a instituição considerou que "as pressões sobre os mercados" devem aliviar, mas referiu também que está preparada para subir as taxas de juro se for necessário.

Desde janeiro de 2022, o Banco do Canadá subiu oito vezes as taxas de juro. A taxa atual de 4,5% é a mais alta registada desde 2007.

O banco central afirmou que a inflação abrandou para 5,9% em janeiro graças à moderação na subida dos preços da energia e de alguns serviços, apesar de terem continuado a aumentar os preços dos alimentos.

"Em conjunto, os últimos dados seguem em linha com as expectativas do banco quanto a uma descida da inflação para cerca de 3% em meados deste ano", acrescentou o Banco do Canadá.

No início de fevereiro, o governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, já tinha afirmado que a "política monetária funciona" e que a instituição iria virar a página na sua luta contra a inflação.

Leia Também: Canadá ainda desconhece origem de objeto voador abatido sobre Yukon

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas