Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Largas dezenas desfilam em Lisboa a exigir igualdade salarial

Largas dezenas de trabalhadoras e trabalhadores manifestam-se hoje em Lisboa, numa ação promovida pela CGTP, exigindo igualdade salarial, no Dia Internacional da Mulher.

Largas dezenas desfilam em Lisboa a exigir igualdade salarial
Notícias ao Minuto

15:51 - 08/03/23 por Lusa

Economia CGTP

Os manifestantes concentraram-se junto à Maternidade Alfredo da Costa, na Avenida 05 de Outubro, cerca das 15:00 e rumam ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na Praça de Londres, entoando palavras de ordem como "igualdade salarial é urgente em Portugal".

Entre os manifestantes, a maioria mulheres, que desfilam com cravos vermelhos na mão, estão trabalhadoras de vários setores de atividade, entre os quais hotelaria, comércio e escritórios e das IPSS.

"A igualdade tem de ser realidade" entoam os manifestantes, que se cruzaram com uma outra manifestação, convocadas pela federação sindical dos médicos da CGTP em frente ao Ministério da Saúde, na Avenida João Crisóstomo, gritando juntos "A saúde é um direito, sem ela nada feito".

A manifestação pela igualdade que ocorre no Dia Internacional da Mulher, insere-se na semana da igualdade promovida pela CGTP, que arrancou no dia 06 e termina no dia 10, com várias iniciativas no país, entre concentrações, greves e desfiles.

A semana da igualdade, que é promovida pela intersindical há dez anos, tem como lema "salários a aumentar para a vida mudar e a igualdade avançar".

O programa da semana da igualdade abrange "mais de um milhar de empresas, escolas e outras instituições" e conta com a participação de trabalhadoras e com os seus testemunhos acerca das "desigualdades, discriminações e retrocessos que se vivem nos locais de trabalho", segundo a intersindical.

Leia Também: Semana da igualdade da CGTP arranca hoje com várias ações no país

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório