Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Compras online. Três dicas para as empresas evitarem devoluções

Fique a par.

Compras online. Três dicas para as empresas evitarem devoluções
Notícias ao Minuto

15:16 - 07/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia compras online

O comércio online tem crescido e, por consequência, as devoluções também. Há, contudo, algumas dicas que podem ajudar as empresas a minimizar as devoluções online ao mesmo tempo em que envolvem os consumidores num processo de compra mais consciente.

"A resposta para reduzir as devoluções não deve passar por tornar o processo de devolução mais complexo para os clientes. Colocar entraves para as devoluções não só resultará no decréscimo da satisfação do cliente, como também não levará a uma compreensão sobre a razão pela qual os compradores estão a devolver os seus produtos", afirma Sarita Runeberg, Diretora de Business Development, na consultora tecnológica finlandesa Reaktor, citada em comunicado. 

A empresa dá, assim, três dicas. Tome nota: 

1. Usar IA e machine learning para compreender as devoluções

"A partir do e-commerce e possível ter acesso a uma grande quantidade de dados, nomeadamente, relativos a devoluções. Muitos retalhistas sugerem até aos seus consumidores curtos questionários sobre a razão pela qual estão a devolver um determinado produto. Ainda assim, a maioria das marcas não faz pleno uso de toda esta informação.

Com tecnologias como a IA e machine learning é possível, de forma rápida e eficaz, analisar enormes quantidades de dados que referem os artigos devolvidos mais frequentemente ou a razão para esses retornos."

2. Aprimorar a descrição dos produtos

"Grande parte das devoluções acontece devido a um desfasamento entre a descrição online de um artigo e o produto efetivamente recebido. Esta problemática pode ser corrigida através de um reajuste na forma como os retalhistas apresentam os produtos e mencionam detalhadamente todas as características e dimensão. Por exemplo, em vez de apresentar apenas fotografias dos artigos, um vídeo pode mostrar, no caso de têxteis, como o material lida com o movimento. Ferramentas de realidade virtual e realidade aumentada podem até permitir aos utilizadores experimentar virtualmente os artigos."

3. Acompanhar os clientes pelo site

"Por último, os sites de e-commerce mais eficazes são aqueles que recriam de forma fiel a interação que acontece nas lojas físicas. As lojas online devem ouvir atentamente os seus consumidores, dar recomendações personalizadas e ajudar na escolha dos materiais, tamanhos e ajustes certos. Por outras palavras, as lojas online devem orientar os consumidores durante todo o processo de compra, em vez de apenas apressar as pessoas a 'adicionar ao carrinho' ou 'comprar agora'". 

Leia Também: Burla na venda de pellets. GNR alerta para segurança de compras online

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório