Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Caso Alexandra Reis. Governo vai divulgar às 18h00 relatório da IGF

A conferência de imprensa está marcada para as 18h00 no Salão Nobre do Ministério das Finanças. 

Caso Alexandra Reis. Governo vai divulgar às 18h00 relatório da IGF
Notícias ao Minuto

15:58 - 06/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia caso alexandra reis

O Governo vai divulgar, esta segunda-feira, o relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) sobre a indemnização paga a Alexandra Reis. A conferência de imprensa está marcada para as 18h00 no Salão Nobre do Ministério das Finanças. 

"O ministro das Finanças, Fernando Medina, e o ministro das Infraestruturas, João Galamba, realizam hoje uma conferência de imprensa a propósito da entrega do relatório da Inspeção-Geral de Finanças sobre a saída de Alexandra Reis da TAP", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Ao que indicou a SIC Notícias a 24 de fevereiro, o relatório concluiu que a indemnização paga a Alexandra Reis apresentou "fortes irregularidades".  

Em fevereiro de 2022, a TAP comunicou à CMVM a saída da administradora Alexandra Reis, referindo a companhia aérea que tinha sido Alexandra Reis a renunciar ao cargo.

Em dezembro passado, a Alexandra Reis tomou posse como secretária de Estado do Tesouro, tendo então estalado a polémica sobre a indemnização que recebeu quando saiu da companhia aérea detida pelo Estado (500 mil euros).

Numa declaração escrita enviada à Lusa, nesse mês, Alexandra Reis disse que o acordo de cessação de funções "como administradora das empresas do universo TAP" e a revogação do seu "contrato de trabalho com a TAP S.A., ambas solicitadas pela TAP, bem como a sua comunicação pública, foi acordado entre as equipas jurídicas de ambas as partes, mandatadas para garantirem a adoção das melhores práticas e o estrito cumprimento de todos os preceitos legais".

Em 28 de dezembro, a TAP enviou um novo esclarecimento à CMVM, referindo que a renúncia apresentada por Alexandra Reis "ocorreu na sequência de um processo negocial de iniciativa da TAP, no sentido de ser consensualizada por acordo a cessação de todos os vínculos contratuais existentes entre Alexandra Reis e a TAP".

Já a presidente executiva da TAP disse, em janeiro, no parlamento, que as comunicações enviadas à CMVM sobre a indemnização de Alexandra Reis foram recomendadas por advogados e garantiu que existem documentos e "provas escritas" sobre todo o processo.

Leia Também: Lá fora: Napoli ao tapete, Potter em risco e 'gritos' a vermelho vivo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório