Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Investimento em construção cresce 0,8% em 2022

O investimento em construção teve um crescimento homólogo de 0,8% em 2022 e uma recuperação de 3,3% no quarto trimestre do ano passado, face ao trimestre anterior, anunciou hoje a associação empresarial do setor.

Investimento em construção cresce 0,8% em 2022
Notícias ao Minuto

13:49 - 06/03/23 por Lusa

Economia AICCOPN

De acordo com a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), e com base na recente divulgação pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) das Contas Nacionais Trimestrais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi "de 6,7% em 2022" e, no que respeita ao "Investimento em Construção, houve aumentos homólogos de 0,8% em 2022" e no último trimestre passado um crescimento de 3,3%, face aos três meses anteriores.

Quanto ao Valor Acrescentado Bruto (VAB) deste setor, registou-se uma subida homóloga de 0,7% em 2022 e um aumento 2,3% no quatro trimestre, que compara com igual trimestre anterior.

Já o licenciamento total de obras de edificação e reabilitação registou um aumento de 2% em 2022 na área licenciada em edifícios residenciais e de 13,9% nos edifícios não residenciais. Ao nível do licenciamento de fogos em construções novas, assistiu-se a um crescimento de 5%, para 29.924, o que corresponde ao melhor registo desde 2008, adianta.

Por sua vez, no volume de novos empréstimos concedidos aos particulares para aquisição de habitação, em 2022, observou-se uma subida homóloga de 5,8%, para um total de 16.153 milhões de euros.

Ao nível da avaliação bancária na habitação, em janeiro deste ano, "manteve-se a trajetória de forte valorização", apurando-se uma valorização de 14,9% face a igual mês do ano anterior, devido ao resultado dos aumentos de 16,4% nos apartamentos e de 11,1% nas moradias.

No mercado das obras públicas, janeiro deste ano "foi positivo", quer no que respeita aos concursos de empreitadas de obras públicas abertos, quer quanto aos contratos de empreitadas de obras públicas objeto de celebração e registo no Portal Base.

Com efeito, em janeiro deste ano, o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos foi de 651 milhões de euros, o que traduz um "significativo aumento" de 203% face a igual mês do ano passado.

Leia Também: Aveiro lança concurso público para construção de nova ponte da Balsa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório