Emirados Árabes Unidos e Turquia acordam aumentar comércio

Os Emirados Árabes Unidos e a Turquia assinaram hoje um acordo de associação económica para impulsionar o comércio que pode chegar aos 40 mil milhões de dólares (cerca de 37,6 mil milhões de euros) em cinco anos, anunciou fonte oficial.

Conheça 30 curiosidades sobre os Emirados Árabes Unidos que o vão surpreender

© Shutterstock

Lusa
03/03/2023 21:23 ‧ 03/03/2023 por Lusa

Economia

Emirados Árabes Unidos

"Espera-se que o acordo ajude a aumentar o comércio bilateral não petrolífero para 40 mil milhões de dólares anuais no prazo de cinco anos, enquanto cria 25 mil novas oportunidades de emprego até 2031. Além disso, espera-se que aumente as exportações de petróleo dos Emirados Árabes Unidos [EAU] para a Turquia em 21,7%", noticiou a agência noticiosa dos Emirados, WAM.

Os Presidentes dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, testemunharam a assinatura em reunião virtual em Abu Dhabi com a presença do ministro da Economia dos Emirados, Abdulla bin Touq al Marri e do titular turco do Comércio, Mehmet Mus.

Este acordo anuncia "uma nova era de cooperação bilateral entre os dois países que ajuda a estimular o comércio, aumentar o fluxo de investimentos e criar oportunidades conjuntas em setores prioritários", segundo a WAM.

"Temos o prazer de assinar este Acordo de Parceria Económica Abrangente, que os Emirados Árabes Unidos veem como um acordo de grande importância com um país valioso e amigável", disse Bin Zayed na videoconferência, acrescentando estar confiante na capacidade do povo turco de "prevalecer e avançar para o progresso e desenvolvimento".

Por seu lado, Erdogan afirmou que hoje é um dia em que ambos os países escrevem "um novo capítulo" nas suas relações bilaterais, acrescentou a WAM.

Ancara e Abu Dhabi romperam as suas relações em 2013 devido às posições que enfrentaram em diferentes conflitos na região, incluindo o alegado apoio dos Emirados ao golpe fracassado na Turquia em 2016.

Os dois países reataram as relações em 2021 após uma visita de Bin Zayed à Turquia.

No ano passado, a visita de Erdogan aos Emirados aproximou os dois países ainda mais com a assinatura de acordos em diversas áreas de investimento, indústria e defesa, entre outras áreas.

Leia Também: Emirados ponderam opções a tomar sobre banco russo sancionado pelos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas