Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

MEO. Concorrência começa a julgar recurso a multa de 829 mil euros

O Tribunal da Concorrência começa na segunda-feira a julgar o recurso da MEO à coima de 829.000 euros que lhe foi aplicada em setembro último pela ANACOM por infrações relacionadas com incumprimento do serviço universal de postos públicos.

MEO. Concorrência começa a julgar recurso a multa de 829 mil euros
Notícias ao Minuto

13:47 - 03/03/23 por Lusa

Economia Anacom

A MEO recorreu para o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS), em Santarém, da decisão comunicada em 20 de setembro de 2022 pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), num processo a que foi atribuída natureza urgente, uma vez que os factos, ocorridos em 2015, prescrevem em março de 2024.

Segundo a ANACOM, as infrações detetadas comprometeram o acesso dos utilizadores finais a postos públicos, sobretudo em zonas remotas, onde as populações têm um acesso mais limitado a meios de comunicação.

Nas 49 infrações imputadas à MEO, 47 das quais contraordenações muito graves, incluem-se a não disponibilização de postos públicos nas freguesias de Barreira do Besteiro e Mosteirinho, no concelho de Tondela (Viseu) e Mosteiró (Vila do Conde, Porto) e de incumprimento em outros locais de interesse social.

Em causa estão ainda falhas na garantia de que quatro postos públicos estavam acessíveis 24 horas/dia, na afixação de informação destinada aos utilizadores e na prestação de informação a que a operadora estava obrigada junto do regulador.

A MEO foi, ainda, condenada por não ter mantido registos fiáveis sobre a ocorrência e duração de avarias nos postos públicos e pelo envio ao regulador de relatórios mensais sobre a qualidade de serviço com valores incorretos relativos ao quarto trimestre de 2015.

No recurso para o TCRS, a MEO contesta o facto de estar a ser penalizada duas vezes pela prática dos mesmos factos, já que foi condenada numa sanção no montante acumulado de 994.000 euros por incumprimento das obrigações previstas no contrato para a prestação do Serviço Universal de Oferta de Postos Públicos, que celebrou em 2014 com o Estado.

No processo, consultado pela Lusa, a ANACOM alega que as sanções previstas no contrato, que competem ao contraente público aplicar, são "diversas e autónomas" das de natureza contraordenacional, as quais visam "a ordem social".

No entender do regulador, numa questão que o TCRS irá apreciar, não se verifica a violação do princípio 'ne bis in idem' (que visa impedir a submissão a um novo processo que tenha o mesmo objeto de um processo anterior).

A MEO alega, ainda, omissões na decisão administrativa e falta de fundamentação das coimas, o que a ANACOM contesta.

Por outro lado, considera não existirem razões para prevenção geral, já que era a única operadora a prestar aquele serviço, e considera a coima aplicada "desproporcional" e "desadequada", alegando que atuou sem culpa (dolo).

O contrato de prestação de Serviço Universal de Oferta de Postos Públicos foi celebrado pela secretaria de Estado das Comunicações (Ministério da Economia) com a MEO (então PT Comunicações) em fevereiro de 2014, por um prazo de cinco anos e um valor de 12,3 milhões de euros, a suportar pelo Fundo de Compensação do Serviço Universal de Comunicações Eletrónicas.

Os postos públicos incluem as cabines telefónicas e os telefones instalados em locais públicos (como hospitais, escolas ou estações de transporte).

Leia Também: Telecomunicações. Anacom não reportou à Concorrência aumentos de preços

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório